De acordo com a Reuters, o novo presidente eleito, Donald Trump, está prestes a alterar o curso de algumas das políticas antitruste estabelecidas pela administração Biden, incluindo a possibilidade de interromper a tentativa de divisão da Alphabet, controladora do Google, em razão de seu domínio no mercado de buscas online.
Especialistas indicam que Trump deve manter alguns dos casos contra gigantes da tecnologia, muitos dos quais começaram durante seu primeiro mandato, mas adotando uma abordagem menos extrema.
Em outubro, em um evento em Chicago, o ex-presidente questionou a eficácia de dividir o Google, destacando: “Se fizer isso, será que vai destruir a empresa? Podemos buscar mais justiça sem precisar fragmentá-la.”
O Departamento de Justiça dos EUA (DOJ) atualmente conduz dois processos contra o Google — um relacionado ao domínio da busca e outro à tecnologia de publicidade — além de ações contra Apple, Meta e Amazon.
No caso da busca, há alternativas que incluem a possibilidade de o Google desmembrar o navegador Chrome e de encerrar acordos que o tornam o mecanismo de busca padrão em dispositivos, como o iPhone da Apple.
No entanto, o julgamento sobre essas medidas não ocorrerá até abril de 2025, oferecendo a Trump e ao DOJ tempo para reconsiderar sua posição, conforme explicou William Kovacic, professor de direito na Universidade George Washington.
Além disso, Trump tende a reverter algumas políticas que desagradam líderes empresariais, como a resistência do governo Biden em fazer acordos com empresas que planejam fusões.
✨ Curtiu este conteúdo?
O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌
Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!