Em uma movimentação significativa, o aplicativo de fitness da Fitbit passou a ser pré-instalado como padrão em alguns dispositivos Android, substituindo o Google Fit.
A mudança foi observada pela primeira vez na recém-lançada série Oppo Find X8, onde o Fitbit aparece na tradicional pasta de apps do Google, marcando uma ruptura com a configuração habitual.
Historicamente, dispositivos Android chegam ao mercado com uma seleção de aplicativos essenciais do Google, como Gmail, Maps, YouTube e o próprio Google Fit.
Entretanto, o Find X8 rompe com essa tradição, colocando o Fitbit como a principal ferramenta de rastreamento de saúde. Essa novidade reflete os esforços do Google em integrar a Fitbit ao seu ecossistema desde sua aquisição em 2019.
A aposentadoria da API do Google Fit no início de 2024 e a transição para o Health Connect reforçam essa estratégia. Desenvolvedores têm até junho de 2025 para concluir a migração, consolidando o Fitbit como o app principal de saúde e bem-estar nos dispositivos Android e no sistema operacional Wear OS.
De acordo com um porta-voz do Google, a possibilidade de incluir o Fitbit como padrão já está disponível para os fabricantes desde o início deste ano, com a Oppo liderando essa adoção.
Embora o Google Fit ainda esteja disponível para download na Play Store, a inclusão do Fitbit como padrão levanta dúvidas sobre o futuro do antigo app.
Para os usuários de longa data do Google Fit, isso pode ser um sinal para explorar o Fitbit como alternativa.
✨ Curtiu este conteúdo?
O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌
Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!