O Google comunicou à União Europeia que não vai implementar verificações de fatos em seus resultados de busca ou vídeos do YouTube, contrariando as exigências de uma nova lei europeia sobre desinformação.
Em carta enviada à Comissão Europeia, a gigante da tecnologia afirmou que essa abordagem “não é apropriada ou eficaz” para seus serviços, reafirmando sua posição de não incluir checagens de fatos como parte de suas práticas de moderação de conteúdo.
A nova lei, parte do Código de Prática contra a Desinformação, exige que empresas de tecnologia integrem verificações de fatos diretamente em suas plataformas, incluindo sistemas de classificação e algoritmos. Porém, o Google argumenta que suas práticas atuais já são suficientes.
Segundo Kent Walker, presidente de assuntos globais da empresa, o Google prioriza fornecer mais informações aos usuários por meio de ferramentas como marcações visuais de IA no YouTube e a funcionalidade de notas contextuais adicionadas por usuários – uma solução que considera mais eficaz do que simplesmente adotar verificações de terceiros.
A carta também ressalta que o Google notificou a Comissão Europeia de que não pretende aderir aos compromissos voluntários do Código de Prática antes que eles se tornem obrigatórios sob o Ato de Serviços Digitais (DSA).
A empresa ainda destacou que seu modelo de moderação foi eficaz durante eventos como o complexo ciclo global de eleições do ano passado, e que continuará investindo em melhorias dentro de sua abordagem atual, sem seguir as diretrizes específicas propostas pela União Europeia.
Essa decisão chega em um momento em que outras grandes plataformas de tecnologia, como a Meta e o X (antigo Twitter), também estão reduzindo seus esforços de moderação de conteúdo e verificações de fatos.
✨ Curtiu este conteúdo?
O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌
Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!