Google lança ‘Class Tools’ para melhorar o ensino com Chromebooks

Renê Fraga
2 min de leitura

Durante a feira de tecnologia educacional BETT em Londres, o Google apresentou uma novidade que promete ajudar os professores a gerenciar suas salas de aula digitais.

O novo recurso, chamado “Class Tools”, foi criado para oferecer mais controle e praticidade aos educadores que utilizam Chromebooks em ambientes de aprendizado.

O Class Tools permite que os professores tenham um gerenciamento em tempo real dos Chromebooks usados por seus alunos.

Imagem relacionada a Google lança 'Class Tools' para melhorar o ensino com Chromebooks

A interface, que é simples e intuitiva, possibilita que os docentes conectem-se às suas turmas usando a lista do Google Sala de Aula ou um código de convite.

Além disso, eles podem configurar detalhes como a duração das aulas e enviar cadernos digitais, notas de aula e conteúdos diretamente para as telas dos estudantes.

Há ainda a possibilidade de visualizar o que os alunos estão fazendo em seus dispositivos, além de habilitar legendas ao vivo e traduções para facilitar o aprendizado.

A acessibilidade foi um ponto-chave nesse lançamento. Alunos com deficiência auditiva ou que estejam em locais barulhentos poderão ativar legendas e traduções diretamente em seus dispositivos, garantindo uma participação mais inclusiva e eficiente nas aulas.

O Google destacou que o Class Tools é o primeiro conjunto de funcionalidades integrado ao ChromeOS especialmente desenvolvido para professores.

Ele será disponibilizado nos próximos meses exclusivamente para usuários do Google Workspace for Education Plus, em Chromebooks gerenciados.

Além do Class Tools, o Google também anunciou melhorias no Google Sala de Aula, incluindo a possibilidade de compartilhar links da página de atividades diretamente com pais e responsáveis, formando grupos de alunos para tarefas específicas e usando a função “corrigir todos” para agilizar a avaliação das atividades.

Outra novidade é o recurso “Face Control”, que trará uma experiência sem uso das mãos para os Chromebooks, além da chegada de mais de 20 novos modelos desses dispositivos ainda em 2025.

✨ Curtiu este conteúdo?

O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌

Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!

Clique aqui e faça parte da nossa rede de apoiadores.

Seguir:
Renê Fraga é fundador do Google Discovery (GD) e editor-chefe do Eurisko. Profissional de marketing digital, com pós-graduação pela ESPM, acompanha o Google desde os anos 2000 e escreve há mais de duas décadas sobre tecnologia, produtos digitais e o ecossistema da empresa. Criador do Google Discovery em 2006, tornou-se referência na cobertura do Google no Brasil e foi colunista do TechTudo (Globo.com), compartilhando análises e conhecimento com um grande público.
Nenhum comentário