Google prepara melhorias no Android 16 para quem usa teclado físico

Renê Fraga
2 min de leitura

O Android 16 promete tornar os teclados físicos muito mais úteis em tablets. Por anos, esses dispositivos ficaram em segundo plano quando se tratava de produtividade, mas isso está mudando.

As versões anteriores do sistema já haviam ampliado a quantidade de atalhos disponíveis, e no Android 15, recursos como teclas fixas foram adicionados.

Agora, as informações mais recentes indicam que a próxima versão do sistema pode trazer um nível inédito de personalização para os atalhos de teclado.

No Android 15 QPR2 Beta 2, o menu de atalhos recebeu um novo design para facilitar a configuração, mas ainda com limitações para remapeamento de teclas.

No entanto, uma análise recente feita pelo especialista Mishaal Rahman revelou que o Android 16 pode introduzir um menu avançado de personalização de atalhos, permitindo que usuários redefinam diversas funções do teclado físico.

O que significa mais controle para quem utiliza tablets como ferramenta de trabalho ou estudo, sem a necessidade de recorrer a aplicativos de terceiros ou permissões avançadas como root.

Atualmente, dispositivos como o Redmi Pad Pro já oferecem ótimo desempenho por um preço acessível, mas ainda carecem de recursos que elevem sua produtividade ao nível dos Chromebooks.

Com a introdução de um suporte mais robusto a teclados físicos, o Android pode finalmente oferecer uma experiência semelhante à de um notebook.

Ainda não há informações sobre quando essa funcionalidade será totalmente implementada, pois o novo menu ainda não foi ativado. No entanto, a aposta do Google em aprimorar a usabilidade dos tablets é evidente.

Rumores indicam, inclusive, a possibilidade de um modo “split-screen flexível”, que permitiria rodar até três aplicativos simultaneamente.

Caso essas novidades se confirmem, o Android 16 poderá marcar um grande avanço na usabilidade de tablets para produtividade e multitarefa.

✨ Curtiu este conteúdo?

O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌

Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!

Clique aqui e faça parte da nossa rede de apoiadores.

Seguir:
Renê Fraga é fundador do Google Discovery (GD) e editor-chefe do Eurisko. Profissional de marketing digital, com pós-graduação pela ESPM, acompanha o Google desde os anos 2000 e escreve há mais de duas décadas sobre tecnologia, produtos digitais e o ecossistema da empresa. Criador do Google Discovery em 2006, tornou-se referência na cobertura do Google no Brasil e foi colunista do TechTudo (Globo.com), compartilhando análises e conhecimento com um grande público.
Nenhum comentário