Google Maps apaga avaliações contra mudança do nome do Golfo do México para ‘Golfo da América’

Renê Fraga
2 min de leitura

O Google Maps está no centro de uma polêmica após alterar o nome do Golfo do México para “Golfo da América” em seus mapas para usuários dos Estados Unidos.

A mudança veio após o presidente Donald Trump anunciar, no mês passado, sua intenção de renomear o local, afirmando que “é nosso”. A decisão já foi adotada por órgãos governamentais, como a Administração Federal de Aviação (FAA), e agora chegou ao mundo digital.

Apesar da mudança, nem todos estão felizes com a novidade. A presidente do México, Claudia Sheinbaum, enviou uma carta ao Google em janeiro pedindo que a empresa não adotasse o novo nome, mas a solicitação não foi atendida.

Além disso, o Google Maps começou a excluir avaliações de 1 estrela que criticavam a alteração. Segundo a empresa, isso faz parte de um protocolo para evitar comentários irrelevantes ou fora do contexto, especialmente em momentos de grande comoção.

Atualmente, o “Golfo da América” possui uma média de 4,5 estrelas na plataforma, mas os usuários não podem mais deixar novas avaliações. A mensagem “Postagens estão temporariamente desativadas” aparece na página, e não há previsão de quando isso será revertido.

Enquanto isso, a administração Trump celebra a mudança, inclusive com publicações nas redes sociais da Casa Branca.

No entanto, a polêmica não para por aí. Repórteres da Associated Press foram impedidos de cobrir uma cerimônia na Casa Branca por se recusarem a adotar o novo nome.

Julie Pace, editora-executiva da AP, criticou a decisão, afirmando que ela limita o acesso do público a informações independentes e viola a Primeira Emenda.

Enquanto isso, a secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, insiste que “é um fato” que o Golfo do México agora se chama “Golfo da América”.

✨ Curtiu este conteúdo?

O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌

Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!

Clique aqui e faça parte da nossa rede de apoiadores.

Seguir:
Renê Fraga é fundador do Google Discovery (GD) e editor-chefe do Eurisko. Profissional de marketing digital, com pós-graduação pela ESPM, acompanha o Google desde os anos 2000 e escreve há mais de duas décadas sobre tecnologia, produtos digitais e o ecossistema da empresa. Criador do Google Discovery em 2006, tornou-se referência na cobertura do Google no Brasil e foi colunista do TechTudo (Globo.com), compartilhando análises e conhecimento com um grande público.
Nenhum comentário