Google testa integração do Gemini no Chrome para facilitar a navegação

Renê Fraga
2 min de leitura

O Google está trabalhando em uma nova integração do Gemini no Chrome, trazendo sua inteligência artificial para o topo do navegador.

A novidade já está sendo testada na versão Chrome Canary e promete tornar a experiência de navegação mais fluida e acessível para os usuários. Além disso, a empresa está desenvolvendo um widget do Gemini, ampliando as possibilidades de uso da IA no dia a dia.

Imagem relacionada a Google testa integração do Gemini no Chrome para facilitar a navegação

Segundo o pesquisador de navegadores Leopeva64, novos detalhes sobre essa funcionalidade foram descobertos. O Windows Latest tentou ativar as opções relacionadas ao “GLIC”, um novo ajuste no Chrome, que possibilita personalizar como o Gemini pode ser acessado no Windows.

Com essa configuração, os usuários podem substituir atalhos existentes ou adicionar o Gemini ao menu do navegador, tornando sua utilização ainda mais intuitiva.

Imagem relacionada a Google testa integração do Gemini no Chrome para facilitar a navegação

Ao ativar o recurso, o ícone do Gemini aparece ao lado dos botões de fechar, minimizar e maximizar o navegador. Ao clicar nele, a IA surge em uma janela flutuante, que pode ser fixa ou móvel, dependendo da preferência do usuário.

O Google parece estar empenhado em tornar o Gemini uma parte essencial do ecossistema Chrome, permitindo até mesmo que ele seja fixado na barra de tarefas.

Imagem relacionada a Google testa integração do Gemini no Chrome para facilitar a navegação

Além disso, as configurações do navegador agora oferecem a opção de exibir o ícone do Gemini na bandeja do sistema, garantindo fácil acesso à ferramenta.

Com essa integração, os usuários poderão fechar rapidamente o Gemini e ajustar suas preferências, como aparência e atalhos. No entanto, o ícone só será exibido quando o assistente estiver em uso.

Essa novidade coloca o Chrome em sintonia com o ChromeOS, onde o Gemini já substituiu o Google Assistente nos Chromebooks.

Como o recurso será liberado gradualmente, pode levar algum tempo até que esteja disponível para todos os usuários.

✨ Curtiu este conteúdo?

O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌

Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!

Clique aqui e faça parte da nossa rede de apoiadores.

Seguir:
Renê Fraga é fundador do Google Discovery (GD) e editor-chefe do Eurisko. Profissional de marketing digital, com pós-graduação pela ESPM, acompanha o Google desde os anos 2000 e escreve há mais de duas décadas sobre tecnologia, produtos digitais e o ecossistema da empresa. Criador do Google Discovery em 2006, tornou-se referência na cobertura do Google no Brasil e foi colunista do TechTudo (Globo.com), compartilhando análises e conhecimento com um grande público.
Nenhum comentário