Google corrige falhas graves no Android, incluindo brechas já exploradas por hackers

Renê Fraga
2 min de leitura

O Google liberou uma importante atualização de segurança para o Android, corrigindo 62 falhas, incluindo duas vulnerabilidades críticas que já estavam sendo exploradas em ataques no mundo real.

As atualizações fazem parte do pacote de segurança de abril de 2025 e são especialmente relevantes para quem se preocupa com privacidade e proteção de dados.

Entre as correções, está uma falha grave (CVE-2024-53197) no driver de áudio USB do sistema, que fazia parte de uma cadeia de ataques utilizada por autoridades na Sérvia para desbloquear celulares Android apreendidos.

Essas ações estavam sendo feitas com o suporte de uma empresa de forense digital de Israel chamada Cellebrite. Essa brecha fazia parte de um conjunto de falhas que permitiam o acesso ao sistema dos dispositivos sem o conhecimento ou consentimento do usuário.

Essas vulnerabilidades foram descobertas pelo laboratório de segurança da Anistia Internacional durante a análise de registros técnicos encontrados em aparelhos desbloqueados pela polícia.

O Google informou que já estava ciente dessas falhas e que compartilhou as correções com seus parceiros fabricantes ainda em janeiro deste ano.

Além das duas brechas já exploradas por hackers, o pacote de abril também corrige outras 60 falhas, a maioria delas com potencial de permitir o controle do aparelho por criminosos.

Os dispositivos da linha Google Pixel recebem essas atualizações imediatamente, mas outros aparelhos podem levar um pouco mais de tempo, já que as fabricantes costumam adaptar os pacotes conforme os seus próprios sistemas e interfaces.

Para os usuários, a recomendação é manter o sistema sempre atualizado para garantir mais segurança e proteção contra ataques cada vez mais sofisticados.

✨ Curtiu este conteúdo?

O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌

Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!

Clique aqui e faça parte da nossa rede de apoiadores.

Seguir:
Renê Fraga é fundador do Google Discovery (GD) e editor-chefe do Eurisko. Profissional de marketing digital, com pós-graduação pela ESPM, acompanha o Google desde os anos 2000 e escreve há mais de duas décadas sobre tecnologia, produtos digitais e o ecossistema da empresa. Criador do Google Discovery em 2006, tornou-se referência na cobertura do Google no Brasil e foi colunista do TechTudo (Globo.com), compartilhando análises e conhecimento com um grande público.
Nenhum comentário