O Google está desenvolvendo um novo aplicativo de câmera veicular (dashcam), mas ao contrário do que algumas notícias estão sugerindo, o recurso não é compatível com o Android Auto.
O novo app foi criado exclusivamente para o sistema Android Automotive (AAOS) — aquele que vem instalado diretamente no carro, diferente do Android Auto, que é espelhado do celular para a central multimídia.
A novidade veio à tona após uma página voltada para desenvolvedores aparecer no site oficial do Google, explicando os detalhes técnicos do app de dashcam.
De acordo com o conteúdo, o aplicativo permitirá que o sistema embarcado do carro grave vídeos diretamente, oferecendo mais segurança e praticidade em situações como colisões, onde as imagens podem ajudar a comprovar o que aconteceu.
É importante entender que o Android Automotive é um sistema operacional completo que roda no painel do carro, sem depender do smartphone. Ele está presente em modelos de montadoras como Volvo, Polestar e Renault.
Já o Android Auto é uma plataforma de espelhamento, onde o celular fornece o sistema de navegação e mídia ao veículo. Por isso, o novo app de câmera não é compatível com carros que usam apenas o Android Auto.
Nos últimos dias, alguns sites publicaram de forma equivocada que o Google teria lançado esse app para Android Auto, o que gerou confusão entre usuários.
Mas a verdade é que, até agora, não há qualquer indício de que o Google vá disponibilizar esse tipo de funcionalidade no Android Auto tradicional.
✨ Curtiu este conteúdo?
O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌
Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!