México processa Google por mudar nome do Golfo do México para ‘Golfo da América’ nos EUA

Renê Fraga
2 min de leitura

O governo do México entrou com uma ação judicial contra o Google após identificar que a empresa passou a exibir o nome “Golfo da América” no lugar do tradicional “Golfo do México” para usuários localizados nos Estados Unidos.

A alteração aconteceu no Google Maps, em resposta a uma ordem executiva assinada pelo presidente norte-americano Donald Trump no início de seu atual mandato.

Imagem relacionada a México processa Google por mudar nome do Golfo do México para 'Golfo da América' nos EUA

Apesar de manter o nome original para quem acessa o serviço a partir do México, o Google optou por exibir a nomenclatura “Golfo do México (Golfo da América)” para usuários em outros países.

Por conta disso, a presidente mexicana Claudia Sheinbaum entrou com medidas legais, argumentando que a decisão unilateral dos Estados Unidos não pode influenciar um território de jurisdição internacional.

De acordo com Sheinbaum, os países são livres para nomear regiões dentro de suas fronteiras, mas não podem rebatizar locais compartilhados com outras nações.

“A parte do território que é deles pode ser chamada como quiserem. Mas a parte que pertence ao México ou a Cuba, por exemplo, não pode ser renomeada por outro governo”, afirmou a presidente durante uma coletiva.

Antes de partir para o processo, o governo mexicano tentou resolver a situação por meio de cartas enviadas diretamente ao Google. Em resposta, a empresa indicou que não tinha intenção de mudar sua política atual.

A ação ocorre no mesmo momento em que o Congresso dos EUA aprovou um projeto de lei que oficializa o uso do nome “Golfo da América” em documentos oficiais.

Entre as grandes empresas de tecnologia, o Google foi a primeira a seguir a ordem de Trump; Apple também adotou a nova nomenclatura, enquanto o MapQuest ironizou a decisão em seu site.

Até o momento, o Google não comentou publicamente sobre o processo.

✨ Curtiu este conteúdo?

O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌

Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!

Clique aqui e faça parte da nossa rede de apoiadores.

Seguir:
Renê Fraga é fundador do Google Discovery (GD) e editor-chefe do Eurisko. Profissional de marketing digital, com pós-graduação pela ESPM, acompanha o Google desde os anos 2000 e escreve há mais de duas décadas sobre tecnologia, produtos digitais e o ecossistema da empresa. Criador do Google Discovery em 2006, tornou-se referência na cobertura do Google no Brasil e foi colunista do TechTudo (Globo.com), compartilhando análises e conhecimento com um grande público.
Nenhum comentário