Google leva a inteligência artificial do Gemini para carros com Android Auto

Renê Fraga
2 min de leitura

Durante o evento Android Show, que antecede a conferência Google I/O 2025, o Google anunciou uma grande novidade para motoristas: a chegada da inteligência artificial generativa Gemini aos carros com Android Auto.

A novidade será liberada nos próximos meses e promete transformar a experiência dentro dos veículos, tornando os trajetos mais práticos, produtivos e até mais divertidos.

Gemini in Android Auto

A proposta do Google é substituir o tradicional Google Assistente por uma experiência muito mais avançada com o Gemini, que entende comandos de voz de forma mais natural.

O que significa que você não precisará mais falar de forma “robótica” com o carro. Com o novo sistema, será possível enviar mensagens, tocar músicas, buscar destinos e muito mais, apenas conversando normalmente com a IA.

Além disso, o Gemini terá memória para preferências pessoais, como saber que um contato prefere mensagens em outro idioma e até ajudar a encontrar restaurantes com opções veganas no trajeto.

Outro recurso interessante é o “Gemini Live”, que permitirá conversas mais longas e contextuais com a inteligência artificial, mesmo enquanto você dirige. A IA poderá sugerir ideias para viagens, receitas para o jantar e até responder perguntas sobre história, por exemplo.

O Google garante que tudo foi pensado para não distrair o motorista, e sim facilitar comandos com menos esforço mental.

No início, o Gemini vai funcionar com o apoio da nuvem do Google, tanto no Android Auto quanto em carros com o sistema Google Built-In.

Mas a empresa já trabalha com montadoras para que, no futuro, a IA funcione diretamente nos veículos, sem depender da internet — o que traria mais velocidade e estabilidade.

A nova experiência será liberada globalmente para todos os países que já têm acesso ao modelo Gemini e terá suporte para mais de 40 idiomas, incluindo o português.

✨ Curtiu este conteúdo?

O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌

Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!

Clique aqui e faça parte da nossa rede de apoiadores.

Seguir:
Renê Fraga é fundador do Google Discovery (GD) e editor-chefe do Eurisko. Profissional de marketing digital, com pós-graduação pela ESPM, acompanha o Google desde os anos 2000 e escreve há mais de duas décadas sobre tecnologia, produtos digitais e o ecossistema da empresa. Criador do Google Discovery em 2006, tornou-se referência na cobertura do Google no Brasil e foi colunista do TechTudo (Globo.com), compartilhando análises e conhecimento com um grande público.
Nenhum comentário