Gemini no Google Planilhas agora cria menus suspensos, tabelas dinâmicas, filtros e mais

Renê Fraga
3 min de leitura

Você já imaginou poder modificar suas planilhas no Google Planilhas apenas descrevendo o que deseja fazer? Agora isso é possível graças ao Gemini!

No ano passado, o Google introduziu o Gemini no painel lateral de serviços como Docs, Slides e Gmail, permitindo que os usuários fizessem perguntas, gerassem resumos e criassem conteúdos diretamente dentro de interfaces familiares.

Em janeiro deste ano, o Gemini nas Planilhas ganhou a capacidade de gerar gráficos e visualizar dados usando comandos em linguagem natural.

Agora, o Google deu mais um passo à frente. O Gemini nas Planilhas pode ajudar você a modificar diretamente os dados e o layout da sua planilha.

Imagem relacionada a Gemini no Google Planilhas agora cria menus suspensos, tabelas dinâmicas, filtros e mais

Em vez de procurar nos menus por opções específicas de formatação ou manipulação de dados, você pode simplesmente descrever o que deseja que a IA faça. Entre as edições que você pode solicitar ao Gemini estão:

  • Criar menus suspensos: Adicione facilmente menus suspensos de validação de dados às suas planilhas. Por exemplo, peça ao Gemini para “criar um menu suspenso para categorias de produtos na coluna B”.
  • Aplicar formatação condicional: Destaque pontos-chave de dados com regras de formatação personalizadas. Experimente comandos como “destaque as vendas acima de $1000 em verde”.
  • Gerar tabelas dinâmicas: Resuma e analise grandes conjuntos de dados com tabelas dinâmicas geradas automaticamente. Peça, por exemplo, “criar uma tabela dinâmica mostrando o total de vendas por região”.
  • Aplicar filtros: Reduza rapidamente a visualização dos seus dados. Por exemplo, “filtrar a planilha para mostrar apenas pedidos feitos em abril”.
  • Ordenar dados: Organize seus dados para uma melhor análise. Use comandos como “ordenar a planilha por receita, do maior para o menor”.

Depois de fazer uma solicitação, o Gemini a processa e mostra uma prévia das alterações sugeridas em um cartão.

Você pode então revisar a edição proposta antes de clicar no botão “Aplicar” para fazer as alterações na sua planilha. Também há uma opção de desfazer e configurações que permitem ajustar a edição antes de aplicá-la.

Atualmente, o Gemini opera em um único intervalo de tabela dentro de uma planilha para essas ações de edição.

No entanto, o Google observou algumas limitações, como certas opções avançadas de formatação condicional, menus suspensos de seleção múltipla ou recursos específicos de tabelas dinâmicas que não são suportados imediatamente.

A nova atualização começou a ser implementada, começando pelos domínios de Lançamento Rápido e Lançamento Agendado. Espera-se que a implementação completa seja concluída nos próximos dias.

Ela está disponível para clientes em planos selecionados do Google Workspace, incluindo Business Standard e Plus, Enterprise Standard e Plus, e aqueles com os complementos Gemini Education ou Gemini Education Premium. Assinantes do Google One AI Premium também têm acesso.

✨ Curtiu este conteúdo?

O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌

Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!

Clique aqui e faça parte da nossa rede de apoiadores.

Seguir:
Renê Fraga é fundador do Google Discovery (GD) e editor-chefe do Eurisko. Profissional de marketing digital, com pós-graduação pela ESPM, acompanha o Google desde os anos 2000 e escreve há mais de duas décadas sobre tecnologia, produtos digitais e o ecossistema da empresa. Criador do Google Discovery em 2006, tornou-se referência na cobertura do Google no Brasil e foi colunista do TechTudo (Globo.com), compartilhando análises e conhecimento com um grande público.
Nenhum comentário