O Google anunciou que os principais aplicativos do Google Workspace — como Gmail, Drive, Docs, Calendar, Keep e Tasks — agora estão oficialmente integrados ao app Gemini.
O que significa que a inteligência artificial do Google pode, a partir de agora, acessar e usar dados desses serviços para responder a perguntas, sugerir ações e até realizar algumas tarefas de forma prática e inteligente.

Na prática, isso torna a experiência com o Gemini ainda mais útil para quem já usa os serviços do Google no dia a dia.
Por exemplo, é possível pedir que o Gemini resuma um documento armazenado no Drive, encontre informações de um e-mail no Gmail, crie eventos no Google Agenda, adicione lembretes ao Tasks ou recupere anotações do Keep — tudo isso direto em uma conversa com a IA, sem precisar abrir vários apps.
Essas novas integrações estavam em teste desde o início do ano em uma versão beta aberta. Agora, elas estão sendo liberadas de forma gradual para todos os usuários do Google Workspace, incluindo contas de usuários não pagantes.
O processo de liberação começou no dia 13 de maio e pode levar até 15 dias para aparecer para todos.
Vale lembrar que o acesso do Gemini aos seus dados segue as políticas de segurança do Google, chamadas de “context aware”. Ou seja, a IA só acessa informações que o usuário tem permissão para ver.
Além disso, nada do que o Gemini acessa nesses apps é usado para treinar modelos de IA nem compartilhado com terceiros.
✨ Curtiu este conteúdo?
O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌
Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!