Há 10 anos, o Android ‘urinava’ no logo da Apple no Google Maps

Renê Fraga
2 min de leitura

Em abril de 2015, o Google Maps foi palco de um dos episódios mais curiosos (e polêmicos) da história da rivalidade entre Android e Apple.

Uma imagem apareceu no mapa da região de Rawalpindi, no Paquistão, mostrando o mascote do Android aparentemente urinando sobre o logo da Apple.

Imagem relacionada a Há 10 anos, o Android 'urinava' no logo da Apple no Google Maps

A ilustração viralizou rapidamente e virou piada nas redes sociais, mas também gerou um grande constrangimento para o Google.

A imagem foi inserida por um usuário através do Google Map Maker, uma ferramenta colaborativa que permitia que qualquer pessoa sugerisse edições nos mapas da plataforma.

O recurso era bastante útil para manter o mapa atualizado com novas informações locais, como comércios, ruas e pontos de interesse. No entanto, esse incidente mostrou como o sistema podia ser facilmente abusado.

Imagem relacionada a Há 10 anos, o Android 'urinava' no logo da Apple no Google Maps

Após a repercussão negativa, o Google se desculpou publicamente, classificando o conteúdo como “inapropriado” e afirmando que estava trabalhando para removê-lo rapidamente.

“Nós encerramos a figura do Android envolvida neste incidente, e ele desaparecerá do Google Maps em breve”, publicou o Google.

A empresa aproveitou o episódio para reforçar que estava aprimorando seus mecanismos de detecção e moderação de edições maliciosas.

Pouco tempo depois, o Map Maker foi suspenso temporariamente e, em 2017, foi desativado de forma definitiva.

A investigação online identificou que a edição havia sido feita por um usuário com o apelido “Nitricboy”, que já havia realizado outras alterações no mapa.

Embora o caso tenha ocorrido de forma isolada, ele serviu como alerta para os riscos de plataformas colaborativas sem filtros mais rigorosos.

E, mesmo uma década depois, ainda é lembrado como um dos momentos mais irreverentes (e embaraçosos) da história do Google Maps.

✨ Curtiu este conteúdo?

O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌

Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!

Clique aqui e faça parte da nossa rede de apoiadores.

Seguir:
Renê Fraga é fundador do Google Discovery (GD) e editor-chefe do Eurisko. Profissional de marketing digital, com pós-graduação pela ESPM, acompanha o Google desde os anos 2000 e escreve há mais de duas décadas sobre tecnologia, produtos digitais e o ecossistema da empresa. Criador do Google Discovery em 2006, tornou-se referência na cobertura do Google no Brasil e foi colunista do TechTudo (Globo.com), compartilhando análises e conhecimento com um grande público.
Nenhum comentário