Durante o evento Google I/O 2025, o Google apresentou uma nova ferramenta que promete ajudar o público a identificar se um conteúdo foi gerado por inteligência artificial.
Chamada de SynthID Detector, a plataforma permite verificar se imagens, vídeos, áudios ou até trechos de texto foram criados com as ferramentas de IA da própria empresa.
A proposta é simples: o usuário acessa o site da ferramenta, envia o arquivo desejado e o sistema analisa se aquele conteúdo, por completo ou em partes, foi gerado por IA.
Essa verificação é feita por meio da tecnologia de marca d’água digital SynthID, criada pelo Google DeepMind. Ela “esconde” sinais invisíveis nos arquivos que revelam sua origem artificial, sem alterar a aparência ou a qualidade do conteúdo.
O lançamento do SynthID Detector ocorre em um momento crucial, em que o aumento de conteúdos falsos ou enganosos tem sido significativo nos últimos anos.
Um levantamento recente apontou um crescimento de 550% na quantidade de vídeos deepfake entre 2019 e 2024. Inclusive, segundo o jornal The Times, quatro dos vinte posts mais populares do Facebook nos EUA no último outono foram claramente criados por inteligência artificial.
Vale destacar que, por enquanto, a ferramenta só consegue identificar conteúdos criados com produtos do próprio Google, já que ela depende da marca d’água SynthID.
Outras empresas como Microsoft, Meta e OpenAI estão desenvolvendo soluções semelhantes. Já no caso de textos, o Google admite que o sistema pode ser mais facilmente burlado.
Mesmo com essas limitações, mais de 10 bilhões de arquivos já foram marcados com o padrão SynthID desde 2023, o que mostra a escala e o potencial dessa iniciativa para aumentar a transparência no uso de IA.
✨ Curtiu este conteúdo?
O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌
Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!