Android Studio agora escreve testes e corrige erros sozinho com ajuda do Gemini

Renê Fraga
2 min de leitura

O Google anunciou durante o evento Google I/O 2025 uma grande atualização para o Android Studio, a ferramenta usada por desenvolvedores na criação de aplicativos para Android.

A novidade? A chegada de recursos avançados de inteligência artificial, impulsionados pelo modelo Gemini 2.5 Pro, que prometem facilitar muito o trabalho de quem desenvolve apps.

Mesmo que você não seja programador, vale entender o que está por vir.

Imagem relacionada a Android Studio agora escreve testes e corrige erros sozinho com ajuda do Gemini

Um dos principais destaques é o recurso chamado “Journeys”. Com ele, os desenvolvedores poderão testar seus aplicativos apenas descrevendo em linguagem natural, como se estivessem conversando com alguém, os caminhos que o usuário deve seguir dentro do app.

Agentic Experiences: Journeys

A IA, então, executa os testes automaticamente. Isso elimina a necessidade de escrever linhas e mais linhas de código apenas para checar se tudo está funcionando corretamente.

Embora ainda esteja em fase experimental, o recurso já sinaliza uma grande mudança na forma como os testes são realizados.

Imagem relacionada a Android Studio agora escreve testes e corrige erros sozinho com ajuda do Gemini

Outra novidade é o “Agent Mode”, que será lançado em breve. Essa função promete ser um verdadeiro assistente inteligente para tarefas mais complexas, como a integração de novas funcionalidades ou APIs.

O modo agente poderá planejar as etapas, adicionar arquivos necessários e até corrigir erros, tudo isso com base nas necessidades do projeto. O Google descreve como “copiloto” dentro do Android Studio.

Além disso, o Google está incluindo outras ferramentas úteis, como uma versão em nuvem do Android Studio (que roda direto no navegador), melhorias nos relatórios de falhas com o auxílio da IA, sugestões automáticas para códigos em Jetpack Compose e até um novo menu chamado Studio Labs, onde será possível ativar e testar essas funcionalidades experimentais.

Todas essas novidades mostram como a inteligência artificial pode deixar o processo de desenvolvimento mais acessível, rápido e inteligente, mesmo para quem ainda está começando.

✨ Curtiu este conteúdo?

O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌

Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!

Clique aqui e faça parte da nossa rede de apoiadores.

Seguir:
Renê Fraga é fundador do Google Discovery (GD) e editor-chefe do Eurisko. Profissional de marketing digital, com pós-graduação pela ESPM, acompanha o Google desde os anos 2000 e escreve há mais de duas décadas sobre tecnologia, produtos digitais e o ecossistema da empresa. Criador do Google Discovery em 2006, tornou-se referência na cobertura do Google no Brasil e foi colunista do TechTudo (Globo.com), compartilhando análises e conhecimento com um grande público.
Nenhum comentário