Project Astra: a nova IA do Google que enxerga e responde em tempo real chega ao Search, Gemini e APIs para desenvolvedores

Renê Fraga
2 min de leitura

Durante o evento Google I/O 2025, o Google apresentou uma das suas maiores apostas para o futuro da inteligência artificial: o Project Astra, uma tecnologia multimodal com baixíssima latência que agora começa a ser integrada a diversos produtos da empresa, incluindo o Google Search, o aplicativo Gemini e também em ferramentas voltadas para desenvolvedores parceiros.

Um dos destaques mais impressionantes é a nova função Search Live, que funciona de forma interativa com a câmera do celular. Ao usar o modo IA na busca ou o recurso Google Lens, os usuários agora podem tocar no botão “Live” para perguntar, em tempo real, sobre o que estão vendo.

A câmera envia o vídeo ao vivo para a inteligência artificial do Google, que analisa e responde imediatamente, como se fosse uma conversa natural com alguém que está ali ao seu lado.

Imagem relacionada a Project Astra: a nova IA do Google que enxerga e responde em tempo real chega ao Search, Gemini e APIs para desenvolvedores

O Project Astra foi apresentado pela primeira vez no Google I/O de 2024. Criado pelo time do Google DeepMind, o Astra foi desenvolvido para mostrar o poder da IA em tempo real, combinando visão, áudio e linguagem.

Apesar dos óculos ainda não terem data oficial de lançamento, o Google revelou que está trabalhando neles com marcas como Samsung e Warby Parker — indicando que esse futuro não está tão distante.

Para os desenvolvedores, o Google também anunciou uma nova versão da Live API, que permite criar experiências de voz e vídeo com latência mínima, além de suporte a entradas visuais e respostas com áudio nativo.

Project Astra | Exploring the Capabilities of a Universal AI Assistant

A API agora também conta com detecção de emoções, tornando as interações mais naturais e personalizadas. E para os usuários do aplicativo Gemini, a empresa vai liberar recursos como vídeo em tempo real e compartilhamento de tela para todos, antes disponíveis apenas para assinantes.

O Project Astra promete abrir caminho para uma nova geração de produtos baseados em IA, que enxergam, ouvem e pensam como nunca antes.

✨ Curtiu este conteúdo?

O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌

Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!

Clique aqui e faça parte da nossa rede de apoiadores.

Seguir:
Renê Fraga é fundador do Google Discovery (GD) e editor-chefe do Eurisko. Profissional de marketing digital, com pós-graduação pela ESPM, acompanha o Google desde os anos 2000 e escreve há mais de duas décadas sobre tecnologia, produtos digitais e o ecossistema da empresa. Criador do Google Discovery em 2006, tornou-se referência na cobertura do Google no Brasil e foi colunista do TechTudo (Globo.com), compartilhando análises e conhecimento com um grande público.
Nenhum comentário