Uma nova pesquisa liderada por Craig Gidney, cientista do Google Quantum AI, acendeu um importante sinal de alerta sobre a segurança digital no futuro.
O estudo revela que computadores quânticos podem ser capazes de quebrar sistemas de criptografia amplamente usados, como os semelhantes ao do Bitcoin, com muito menos recursos do que se imaginava até então.
Segundo o Google, a criptografia RSA de 2048 bits, usada em diversas aplicações digitais para proteger dados, poderia ser quebrada por um computador quântico equipado com 1 milhão de qubits “barulhentos” (ou seja, ainda sujeitos a erros) operando por apenas uma semana.
Esse número representa uma redução de 20 vezes no poder computacional necessário em relação às estimativas anteriores.
Para quem não está familiarizado com o termo, o qubit é a menor unidade de informação usada em computação quântica e é essencial para executar os complexos algoritmos dessa nova geração de máquinas.
Embora o estudo não mencione diretamente o Bitcoin ou outras criptomoedas, a preocupação existe porque elas utilizam um sistema conhecido como Criptografia de Curvas Elípticas (ECC), semelhante ao RSA.
Hoje, essa tecnologia é segura contra computadores tradicionais, mas o avanço da computação quântica pode mudar esse cenário nos próximos anos.
A preocupação cresceu especialmente após o lançamento do chip quântico “Willow”, do Google, que resolveu um desafio computacional em minutos, algo que levaria bilhões de anos nos supercomputadores atuais.
A comunidade científica ainda debate se o risco é iminente, mas especialistas já sugerem que sistemas como o Bitcoin podem precisar passar por atualizações profundas e custosas para se proteger dessa nova realidade.
✨ Curtiu este conteúdo?
O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌
Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!