Google corrige erro da IA que dizia estarmos em 2024

Renê Fraga
2 min de leitura

Nos últimos dias, usuários do Google notaram um comportamento no mínimo estranho da nova funcionalidade de inteligência artificial chamada AI Overviews.

Ao perguntar “em que ano estamos?”, a resposta retornada pela IA era 2024 — mesmo com o calendário já marcando 2025.

O erro chamou a atenção por se tratar de uma dúvida simples, que normalmente qualquer sistema responderia com facilidade. O problema persistiu até a noite da última quinta-feira (30), quando o Google finalmente aplicou uma correção.

Apesar da confusão, a empresa não detalhou o motivo exato da falha. Em comunicado, o Google afirmou apenas que continua atualizando e melhorando seus sistemas com base em exemplos como esse, destacando que a maioria das respostas fornecidas pelo AI Overviews são úteis e baseadas em informações confiáveis.

“Tal como acontece com todos os recursos da Pesquisa, fazemos rigorosamente melhorias e usamos exemplos como este para atualizar nossos sistemas. A grande maioria das visões gerais de IA fornece informações úteis e factuais, e estamos trabalhando ativamente em uma atualização para resolver esse tipo de problema”, disse um porta-voz do Google em um comunicado.

A ferramenta faz parte da nova fase de buscas com inteligência artificial, que o Google vem desenvolvendo há alguns anos.

Apesar dos avanços, o AI Overviews já foi alvo de críticas após recomendações inusitadas, como sugerir o consumo diário de pequenas pedras ou o uso de cola para fixar queijo na pizza.

Ainda assim, a empresa continua apostando pesado no recurso, que já está presente em mais de 100 países e é usado por mais de 1,5 bilhão de pessoas, segundo dados recentes divulgados por Sundar Pichai, CEO do Google.

✨ Curtiu este conteúdo?

O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌

Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!

Clique aqui e faça parte da nossa rede de apoiadores.

Seguir:
Renê Fraga é fundador do Google Discovery (GD) e editor-chefe do Eurisko. Profissional de marketing digital, com pós-graduação pela ESPM, acompanha o Google desde os anos 2000 e escreve há mais de duas décadas sobre tecnologia, produtos digitais e o ecossistema da empresa. Criador do Google Discovery em 2006, tornou-se referência na cobertura do Google no Brasil e foi colunista do TechTudo (Globo.com), compartilhando análises e conhecimento com um grande público.
Nenhum comentário