O Google anunciou durante o evento Google for Brasil 2025, várias novidades envolvendo a inteligência artificial Gemini e a integração da IA com produtos populares como o Waze e o app do Gemini.
A empresa também confirmou a chegada do poderoso modelo Veo 3 ao Brasil, que marca um novo momento para a criação de conteúdo com IA.
O Veo 3 é o modelo mais avançado de geração de vídeo do Google até agora. Pela primeira vez, ele é capaz de criar vídeos com som, a partir de simples comandos de texto.
Ou seja, você descreve uma cena, e a IA transforma isso em um vídeo completo, com imagem e áudio. Os vídeos gerados são de alta qualidade e podem ser acessados por usuários do plano Google AI Pro dentro do app do Gemini.
Já o plano Ultra oferece recursos adicionais e mais avançados. Empresas e desenvolvedores também poderão utilizar o Veo por meio da plataforma Vertex AI.

Para garantir a transparência e a segurança no uso de inteligência artificial, o Google está aplicando uma marca d’água digital chamada SynthID em todos os vídeos criados com o Veo 3. Essa marca ajuda a identificar que o conteúdo foi produzido por IA.
Além disso, um detector oficial do SynthID será lançado em breve. Ele permitirá que qualquer pessoa envie uma imagem, áudio, vídeo ou texto para verificar se foi criado por ferramentas de IA do Google.
A empresa também começará a aplicar uma marca d’água visível nos vídeos, exceto para usuários Ultra que utilizam a ferramenta Flow, voltada para criação cinematográfica.
Outra novidade que ganhou destaque foi o lançamento do recurso “Conta pro Waze”, agora disponível em português. A ferramenta permite que motoristas falem naturalmente com o app e relatem situações nas vias, como buracos, trânsito intenso, obras ou acidentes.
A IA Gemini entende o que foi dito e adiciona o alerta diretamente no mapa, sem necessidade de toques na tela ou comandos específicos.
A novidade torna a navegação mais segura, já que o motorista não precisa desviar a atenção do trânsito. O recurso também está sendo expandido para usuários que falam francês e espanhol.

Por fim, o recurso de câmera e compartilhamento de tela do Gemini Live, antes exclusivo do Android, agora está disponível gratuitamente para usuários de iOS no Brasil.
Basta apontar a câmera do celular para um objeto ou ambiente e fazer uma pergunta para o Gemini. A IA é capaz de reconhecer o que está vendo e responder com informações em até 45 idiomas.
✨ Curtiu este conteúdo?
O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌
Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!