Google apoia criação do GAIA, primeiro modelo de IA brasileiro otimizado para o português

Renê Fraga
2 min de leitura

O Google anunciou durante o evento Google for Brasil 2025 uma parceria com pesquisadores e startups brasileiras para lançar o GAIA, um modelo de inteligência artificial de código aberto totalmente adaptado ao português do Brasil.

A novidade marca um passo importante para tornar a IA mais acessível e relevante para o nosso país, com potencial de uso em áreas como saúde, educação e serviços públicos.

O GAIA foi desenvolvido pelo Centro de Excelência em Inteligência Artificial da Universidade Federal de Goiás (CEIA-UFG) e pela Associação Brasileira de Inteligência Artificial (ABRIA), com o apoio das startups Amadeus AI e Nama.

O modelo tem como base o Gemma 3, uma IA aberta do Google, que compartilha a mesma tecnologia dos modelos mais avançados da empresa, como o Gemini.

A grande vantagem do GAIA está em sua adaptação ao português falado no Brasil. O que significa que ele entende melhor expressões locais, gírias e estruturas linguísticas do nosso idioma, tornando suas respostas mais naturais e úteis.

O modelo pode ser usado para criar assistentes virtuais, tradutores automáticos, ferramentas de análise de texto e muito mais.

Além disso, está disponível gratuitamente na plataforma Hugging Face e também pode ser acessado pelo Google Cloud, facilitando o uso por desenvolvedores e empresas, e Gemmaverse, repositório internacional da comunidade para modelos baseados em Gemma.

Na fase inicial, o GAIA será testado em situações reais por instituições como o Tribunal de Contas do Estado de Goiás, a Unimed Fesp, o CESAR, entre outras.

Esses testes incluem desde a análise de documentos públicos até o apoio a diagnósticos médicos.

Com essa iniciativa, o Brasil dá um passo importante na construção de soluções de IA feitas por brasileiros, para brasileiros, com o apoio da tecnologia de ponta do Google.

✨ Curtiu este conteúdo?

O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌

Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!

Clique aqui e faça parte da nossa rede de apoiadores.

Seguir:
Renê Fraga é fundador do Google Discovery (GD) e editor-chefe do Eurisko. Profissional de marketing digital, com pós-graduação pela ESPM, acompanha o Google desde os anos 2000 e escreve há mais de duas décadas sobre tecnologia, produtos digitais e o ecossistema da empresa. Criador do Google Discovery em 2006, tornou-se referência na cobertura do Google no Brasil e foi colunista do TechTudo (Globo.com), compartilhando análises e conhecimento com um grande público.
Nenhum comentário