Orkut vai voltar? Boato ganha força nas redes, mas é baseado em texto antigo

Renê Fraga
3 min de leitura

Nos últimos dias, as redes sociais foram tomadas por um rumor que mexe com o coração dos nostálgicos da internet: o Orkut estaria voltando.

Publicações no Threads e no X (antigo Twitter) começaram a circular com a alegação de que Orkut Büyükkökten, o criador da saudosa rede social, teria anunciado o retorno da plataforma.

O Google Discovery investigou os posts e descobriu a origem da confusão: uma mensagem publicada em abril de 2022 no site orkut.com, na qual Büyükkökten compartilha sua visão sobre as redes sociais atuais e manifesta o desejo de criar uma nova rede focada em conexões humanas reais e comunidades saudáveis.

Apesar de verdadeira, a mensagem não é nova e nenhuma novidade concreta foi divulgada desde então. Ou seja, não há confirmação oficial de que o Orkut está de volta — pelo menos, ainda não.

Em entrevista recente ao G1, o ex-engenheiro do Google criticou duramente o modelo das redes sociais atuais:

“Quando as redes sociais surgiram, o objetivo era criar espaços online para reunir pessoas, cultivar amizades e construir comunidades. Com o tempo, se transformaram em plataformas otimizadas para engajar e viralizar”, explicou Büyükkökten.

Ele também comentou sobre os impactos negativos dessas mudanças:

“Começamos a ver muita desinformação, ódio e conteúdo polarizador, o que prejudicou nossos relacionamentos e comunidades. […] A sinceridade virou um teatro de espetáculo.”

Com isso, revelou estar trabalhando em uma nova plataforma social, com foco em conexão, comunidade e positividade, que promova o bem-estar e contraste com apps como Instagram e TikTok.

Ainda sem nome, data ou detalhes técnicos, o projeto permanece no campo da ideia e o domínio orkut.com segue inalterado desde a publicação original da carta.

Orkut ainda não voltou

Apesar do burburinho, não há novidades sobre o retorno do Orkut neste momento. A carta publicada por Büyükkökten é de 2022, e desde então nenhum anúncio oficial foi feito.

A recomendação? Aproveite a nostalgia, mas não se deixe enganar por boatos requentados. Caso o Orkut realmente retorne, você com certeza vai saber por aqui, no Google Discovery.

✨ Curtiu este conteúdo?

O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌

Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!

Clique aqui e faça parte da nossa rede de apoiadores.

Seguir:
Renê Fraga é fundador do Google Discovery (GD) e editor-chefe do Eurisko. Profissional de marketing digital, com pós-graduação pela ESPM, acompanha o Google desde os anos 2000 e escreve há mais de duas décadas sobre tecnologia, produtos digitais e o ecossistema da empresa. Criador do Google Discovery em 2006, tornou-se referência na cobertura do Google no Brasil e foi colunista do TechTudo (Globo.com), compartilhando análises e conhecimento com um grande público.
Nenhum comentário