Perplexity começa a ser testado como opção de busca no Firefox

Renê Fraga
2 min de leitura

A Mozilla iniciou, de forma silenciosa, um experimento que permite utilizar a Perplexity AI como uma nova opção de busca dentro do navegador Firefox.

A novidade já está disponível na versão 139 do navegador, oferecendo aos usuários uma alternativa baseada em inteligência artificial para realizar pesquisas na web.

Apesar de não ser definida como buscador padrão, a Perplexity aparece como uma opção na barra de endereços, através do botão de busca unificada.

O que significa que, além dos motores tradicionais, os usuários podem escolher rapidamente fazer pesquisas utilizando a IA, que entrega respostas em formato conversacional e direto ao ponto.

De acordo com a Mozilla, essa integração é especialmente útil para quem busca respostas rápidas, bem resumidas e sem a necessidade de acessar vários sites.

A ferramenta também se destaca na hora de estudar, pesquisar temas mais aprofundados ou até criar conteúdos como textos e códigos, trazendo informações bem organizadas e com fontes citadas.

O experimento está focado, inicialmente, nos Estados Unidos, Reino Unido e Alemanha, mas qualquer pessoa no mundo pode testar.

Basta acessar o site Perplexity.ai pelo Firefox, digitar uma busca na barra de endereços e escolher a opção “Buscar com Perplexity” que aparece abaixo.

Após utilizar algumas vezes, o navegador sugere adicionar a Perplexity como motor de busca, que ficará disponível com o comando @perplexity na barra de pesquisa.

A Mozilla ainda avalia a aceitação dos usuários para decidir se amplia o uso de buscadores baseados em inteligência artificial no futuro.

✨ Curtiu este conteúdo?

O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌

Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!

Clique aqui e faça parte da nossa rede de apoiadores.

Seguir:
Renê Fraga é fundador do Google Discovery (GD) e editor-chefe do Eurisko. Profissional de marketing digital, com pós-graduação pela ESPM, acompanha o Google desde os anos 2000 e escreve há mais de duas décadas sobre tecnologia, produtos digitais e o ecossistema da empresa. Criador do Google Discovery em 2006, tornou-se referência na cobertura do Google no Brasil e foi colunista do TechTudo (Globo.com), compartilhando análises e conhecimento com um grande público.
Nenhum comentário