Smartwatches com WearOS vão alertar sobre terremotos antes que aconteçam

Renê Fraga
2 min de leitura

O Google começou a expandir uma importante ferramenta de segurança para os usuários de smartwatches com sistema WearOS: os alertas antecipados de terremotos.

A funcionalidade, conhecida como “Android Earthquake Alerts System”, já estava presente em smartphones Android desde 2020 e agora começa a ser implementada também nos relógios inteligentes.

O sistema funciona por meio de sensores de movimento presentes em milhões de celulares Android ao redor do mundo. Quando esses sensores detectam vibrações incomuns, os dados são enviados para os servidores do Google, que analisam se há um terremoto em andamento.

Se confirmado, um alerta é disparado imediatamente para avisar os usuários antes mesmo que o tremor seja sentido.

A novidade foi identificada pela equipe do site Android Authority na página oficial de atualizações do Google System, mais especificamente no boletim de junho de 2025.

Na seção “Safety & Emergency”, há uma menção direta ao envio de alertas de terremoto para dispositivos WearOS quando houver expectativa de tremores significativos. A atualização está chegando com a versão 25.21 do Google Play Services.

Embora o Google ainda não tenha confirmado oficialmente a liberação do recurso, ele já havia sido descoberto anteriormente em uma análise de código (APK teardown).

A expectativa é que o alerta funcione espelhando as informações do smartphone para o relógio, incluindo detalhes como a distância até o epicentro e a magnitude inicial do tremor.

A novidade promete ser especialmente útil para quem costuma deixar o celular de lado durante atividades físicas ou ao ar livre, garantindo mais segurança mesmo longe do aparelho.

✨ Curtiu este conteúdo?

O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌

Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!

Clique aqui e faça parte da nossa rede de apoiadores.

Seguir:
Renê Fraga é fundador do Google Discovery (GD) e editor-chefe do Eurisko. Profissional de marketing digital, com pós-graduação pela ESPM, acompanha o Google desde os anos 2000 e escreve há mais de duas décadas sobre tecnologia, produtos digitais e o ecossistema da empresa. Criador do Google Discovery em 2006, tornou-se referência na cobertura do Google no Brasil e foi colunista do TechTudo (Globo.com), compartilhando análises e conhecimento com um grande público.
Nenhum comentário