Google Chrome deixará de receber atualizações em celulares com Android 8 e 9

Renê Fraga
2 min de leitura

O Google anunciou oficialmente que o navegador Chrome deixará de receber atualizações em celulares que ainda utilizam as versões Android 8 (Oreo) e Android 9 (Pie).

A mudança começa a valer a partir da versão 139 do navegador, que tem lançamento previsto para o dia 5 de agosto deste ano.

Atualmente, a versão estável do Chrome é a 137, o que significa que a versão 138 será a última compatível com esses sistemas mais antigos.

Após essa data, o navegador continuará funcionando nesses dispositivos, mas deixará de receber atualizações, incluindo melhorias de desempenho, novos recursos e, principalmente, correções de segurança.

Na prática, isso significa que o Chrome exigirá pelo menos o Android 10 para continuar recebendo suporte oficial.

Quem permanecer nas versões 8 ou 9 do sistema Android poderá continuar usando o navegador, mas ficará mais vulnerável a falhas de segurança e possíveis ameaças online.

O Android 8 foi lançado em 2017 e teve seu último pacote de segurança em 2021. Já o Android 9 chegou ao público em 2019 e recebeu sua atualização final em 2022.

Mesmo após o encerramento do suporte oficial desses sistemas, o Google manteve o Chrome funcionando por mais alguns anos.

A decisão de encerrar o suporte agora está alinhada com a redução no número de usuários desses sistemas e com o avanço da tecnologia, incentivando a migração para versões mais recentes e seguras do Android.

✨ Curtiu este conteúdo?

O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌

Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!

Clique aqui e faça parte da nossa rede de apoiadores.

Seguir:
Renê Fraga é fundador do Google Discovery (GD) e editor-chefe do Eurisko. Profissional de marketing digital, com pós-graduação pela ESPM, acompanha o Google desde os anos 2000 e escreve há mais de duas décadas sobre tecnologia, produtos digitais e o ecossistema da empresa. Criador do Google Discovery em 2006, tornou-se referência na cobertura do Google no Brasil e foi colunista do TechTudo (Globo.com), compartilhando análises e conhecimento com um grande público.
Nenhum comentário