Google Fotos combina IA com busca clássica para resultados mais rápidos

Renê Fraga
2 min de leitura

O Google está retomando a liberação do recurso “Ask Photos”, ferramenta baseada em inteligência artificial dentro do Google Fotos.

Após uma pausa temporária no lançamento devido a falhas de desempenho, a empresa anunciou melhorias importantes que tornam as buscas por imagens mais rápidas e eficazes.

Imagem relacionada a Google Fotos combina IA com busca clássica para resultados mais rápidos

Apresentado durante o evento Google I/O em 2024, o Ask Photos permite que os usuários façam buscas usando linguagem natural, como “fotos do meu cachorro branco na praia”.

A ferramenta utiliza o poder da IA Gemini para entender o conteúdo das imagens e cruzar essas informações com os dados armazenados nas fotos. No entanto, o recurso foi criticado por apresentar lentidão e resultados imprecisos.

Para resolver essas questões, o Google decidiu integrar parte da busca clássica do Google Fotos ao Ask Photos. A partir de agora, buscas simples, como por “praia” ou “cachorros”, entregam resultados quase instantaneamente, como ocorria antes da introdução da IA.

Enquanto isso, a inteligência artificial atua em segundo plano para encontrar imagens mais específicas ou complexas, acrescentando informações extras assim que estiverem disponíveis.

Para usá-lo, é necessário ter 18 anos ou mais, manter o idioma da conta em inglês e ativar o recurso de Grupos de Rostos, que permite identificar pessoas e animais nas imagens armazenadas na biblioteca do Google Fotos.

O recurso está sendo disponibilizado novamente para mais usuários nos Estados Unidos.

✨ Curtiu este conteúdo?

O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌

Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!

Clique aqui e faça parte da nossa rede de apoiadores.

Seguir:
Renê Fraga é fundador do Google Discovery (GD) e editor-chefe do Eurisko. Profissional de marketing digital, com pós-graduação pela ESPM, acompanha o Google desde os anos 2000 e escreve há mais de duas décadas sobre tecnologia, produtos digitais e o ecossistema da empresa. Criador do Google Discovery em 2006, tornou-se referência na cobertura do Google no Brasil e foi colunista do TechTudo (Globo.com), compartilhando análises e conhecimento com um grande público.
Nenhum comentário