Após a recente decisão do Supremo Tribunal Federal que responsabiliza plataformas digitais por conteúdos ilegais publicados por terceiros, surgiram nas redes sociais rumores de que o Google deixaria o Brasil.
No entanto, a empresa esclareceu que seus serviços continuarão funcionando normalmente no país e negou qualquer intenção de saída.
A mudança determinada pelo STF alterou o entendimento sobre a responsabilidade das plataformas digitais. Antes, elas só eram obrigadas a remover conteúdos ilegais após ordem judicial. Agora, podem ser responsabilizadas mesmo sem decisão prévia.
Em nota, o Google afirmou que está “analisando a decisão da Suprema Corte” e demonstrou preocupação com possíveis impactos na “liberdade de expressão e na economia digital”, mas ressaltou que não há planos de interromper suas operações no Brasil.
Em entrevista à Folha de S.Paulo, o presidente do Google Brasil, Fábio Coelho, comentou os efeitos da nova interpretação legal:
“Dependendo de como for essa atualização do artigo 19, isso pode nos tornar um pouco menos partícipes de todas as discussões que ocorrem no Brasil e nos levar a remover mais conteúdo no país”.
Ele também alertou que mudanças muito amplas podem ter “consequências indesejadas”, afetando inclusive o jornalismo e o humor.
Apesar das incertezas regulatórias, o Google reforçou que segue investindo no país. A empresa anunciou recentemente a criação de um novo laboratório de inteligência artificial em São Paulo, com foco em pesquisa e inovação.
Essa expansão evidencia que, ao contrário dos rumores, o Google não está deixando o Brasil e sim fortalecendo sua presença por aqui.
✨ Curtiu este conteúdo?
O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌
Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!