Sameer Samat, hoje líder global do Android no Google, iniciou seu caminho na gigante de tecnologia com um e-mail enviado de forma totalmente espontânea a Sergey Brin, um dos cofundadores da empresa.
Era 1999. Samat, então um jovem empreendedor, estava em dúvida sobre seguir com sua startup de aprendizado de máquina ou voltar para a universidade e fazer pós-graduação.
Em plena madrugada, decidiu escrever para Brin pedindo conselhos. Mesmo sem nunca ter falado com ele antes, confiou que o cofundador do Google entenderia seu dilema.
“Era por volta das 3 da manhã. Eu disse algo como: ‘Tenho certeza que você já passou por essa dúvida de ir ou não para a pós’”, relembrou Samat.
A resposta veio um minuto depois. Brin não só se mostrou compreensivo como também o convidou para visitar os escritórios do Google. Durante a visita, Samat foi surpreendido com entrevistas improvisadas com engenheiros da empresa.
No fim do encontro, recebeu uma oferta de emprego. No entanto, recusou a proposta para continuar seu projeto.
“Eu estava comprometido com minha equipe e queria fazer a startup dar certo”, contou.
Mesmo com a recusa, Brin se manteve generoso. Apresentou Samat a investidores e deu conselhos valiosos sobre como levar a empresa adiante.
“Ele não precisava fazer nada daquilo. Sou muito grato e tento retribuir sempre que posso”, disse.
Mais tarde, sua empresa foi vendida e, em 2008, Samat finalmente aceitou um convite para trabalhar no Google, após ser convencido por Marissa Mayer e Sundar Pichai.
Ele ainda sairia da empresa em 2015, mas retornaria anos depois a convite de Pichai, já como CEO.
“Quando ele me chamou para liderar o Android e o Google Play, foi uma decisão fácil. É o tipo de convite que não aparece sempre na vida”, disse Samat.
Hoje, Sameer Samat é um dos principais nomes por trás do Android, e tudo começou com um e-mail enviado durante uma noite de dúvidas.
✨ Curtiu este conteúdo?
O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌
Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!