Usuários do Google clicam menos em links quando aparecem resumos gerados por IA nos resultados de busca

Renê Fraga
2 min de leitura

O Google lançou no ano passado uma função chamada Resumos de IA, que exibe um resumo criado por inteligência artificial no topo de muitas páginas de busca.

Essa novidade está disponível para milhões de usuários em todo o globo e tem gerado mudanças no comportamento das pessoas ao usar o buscador.

Um estudo do Pew Research Center, realizado com 900 adultos americanos que compartilharam sua atividade online, mostrou que cerca de 58% deles fizeram buscas no Google em março de 2025 que apresentaram esses resumos de IA.

A pesquisa revelou que os usuários clicam menos nos links dos resultados quando o resumo está presente, especialmente nas fontes citadas nesses resumos, que são pouco acessadas.

Além disso, quem encontra o resumo de IA tem maior tendência a encerrar a navegação na página, ao invés de continuar explorando outros sites.

Em buscas com resumos, 26% das visitas terminaram sem novos cliques, contra 16% em buscas com resultados tradicionais.

A pesquisa indica que muitas pessoas se satisfazem com a informação resumida e não sentem necessidade de visitar outras páginas.

Os sites mais citados nos resumos de IA e nos resultados comuns são Wikipedia, YouTube e Reddit.

Outra diferença é que os resumos de IA costumam incluir mais links para sites governamentais do que os resultados tradicionais.

✨ Curtiu este conteúdo?

O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌

Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!

Clique aqui e faça parte da nossa rede de apoiadores.

Seguir:
Renê Fraga é fundador do Google Discovery (GD) e editor-chefe do Eurisko. Profissional de marketing digital, com pós-graduação pela ESPM, acompanha o Google desde os anos 2000 e escreve há mais de duas décadas sobre tecnologia, produtos digitais e o ecossistema da empresa. Criador do Google Discovery em 2006, tornou-se referência na cobertura do Google no Brasil e foi colunista do TechTudo (Globo.com), compartilhando análises e conhecimento com um grande público.
Nenhum comentário