YouTube Shorts ganha ferramenta de IA que transforma fotos em vídeos animados

Renê Fraga
2 min de leitura

O YouTube anunciou a chegada de novas ferramentas de inteligência artificial generativa ao Shorts, seu formato de vídeos curtos.

Entre os destaques está uma função que permite transformar imagens da galeria do celular em pequenos vídeos de até seis segundos, além de novos efeitos criativos baseados em IA.

A nova função de imagem para vídeo utiliza IA para analisar a foto enviada e sugerir animações que combinem com o conteúdo.

Por exemplo, uma simples imagem de uma paisagem pode ganhar movimento, enquanto uma foto em grupo pode se transformar em uma cena animada.

Em uma das demonstrações, o YouTube mostra um sinal de pedestre sendo animado para parecer que o boneco está dançando.

Imagem relacionada a YouTube Shorts ganha ferramenta de IA que transforma fotos em vídeos animados

Essa ferramenta funciona de maneira semelhante ao recurso Animate, presente no aplicativo Edits da Meta, e também lembra as funcionalidades oferecidas pela IA Gemini.

Inicialmente, o recurso está sendo disponibilizado para usuários nos Estados Unidos, Canadá, Austrália e Nova Zelândia, com previsão de expansão para outras regiões nos próximos meses.

O Google Fotos também vai receber uma ferramenta semelhante em breve.

Além da animação de imagens, o YouTube Shorts agora conta com novos efeitos de IA que permitem transformar rabiscos em obras de arte e até converter selfies em vídeos com cenários fantasiosos, como mergulhar debaixo d’água ou “duplicar” o usuário.

Todos os efeitos podem ser acessados na câmera do Shorts, tocando no ícone de “Efeitos” e depois em “IA”. As criações são geradas com o modelo Veo 2 da Google e contam com marcações claras feitas com SynthID para indicar o uso de inteligência artificial.

O YouTube também anunciou o AI Playground, um novo espaço que reúne ferramentas criativas, exemplos e sugestões prontos para quem quer explorar a IA no processo de criação.

✨ Curtiu este conteúdo?

O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌

Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!

Clique aqui e faça parte da nossa rede de apoiadores.

Seguir:
Renê Fraga é fundador do Google Discovery (GD) e editor-chefe do Eurisko. Profissional de marketing digital, com pós-graduação pela ESPM, acompanha o Google desde os anos 2000 e escreve há mais de duas décadas sobre tecnologia, produtos digitais e o ecossistema da empresa. Criador do Google Discovery em 2006, tornou-se referência na cobertura do Google no Brasil e foi colunista do TechTudo (Globo.com), compartilhando análises e conhecimento com um grande público.
Nenhum comentário