Google expande recursos de compras com inteligência artificial para roupas e decoração

Renê Fraga
3 min de leitura

O Google anunciou nesta semana uma importante atualização em seus recursos de compras com inteligência artificial.

A empresa vai lançar, inicialmente para usuários dos Estados Unidos, uma nova experiência dentro do AI Mode que permitirá aos usuários receber sugestões completas de looks e ideias de decoração para ambientes.

A ferramenta é uma evolução do recurso chamado Vision Match, que antes funcionava apenas com peças de roupa isoladas. Com base em descrições de texto, o sistema gerava imagens da peça e indicava produtos semelhantes à venda.

Imagem relacionada a Google expande recursos de compras com inteligência artificial para roupas e decoração

Agora, a tecnologia será capaz de montar combinações completas de roupas ou propor inspirações para a decoração de cômodos inteiros.

“Nosso sistema Vision Match vai gerar diversas opções visuais a partir da sua busca e utilizar os mais de 50 bilhões de produtos do Shopping Graph para mostrar itens reais que acreditamos que você vai gostar”, explicou Danielle Buckley, diretora de produto de consumo do Google Shopping.

Diferente de ferramentas concorrentes, como o RoomsGPT e VisualizeAI, o Vision Match não utiliza imagens enviadas pelo usuário.

Em vez disso, tudo é baseado em descrições feitas via texto, com o diferencial de conectar essas ideias diretamente a produtos disponíveis para compra. Além disso, o recurso será totalmente gratuito.

Imagem relacionada a Google expande recursos de compras com inteligência artificial para roupas e decoração

Junto com essa expansão, o Google também liberou oficialmente o uso do recurso “Try it on”, anunciado no Google I/O em maio.

Com ele, é possível testar virtualmente roupas como camisetas, vestidos e calças, bastando carregar uma foto de corpo inteiro. A IA do Google então mostra como aquela peça pode ficar no seu corpo.

“Fiquei igualmente impressionado e constrangido com o realismo do recurso”, contou o jornalista Timothy Beck Werth, do Mashable, após testar a ferramenta durante sua fase beta.

Outro destaque da atualização é o aprimoramento do sistema de alertas de preços.

Imagem relacionada a Google expande recursos de compras com inteligência artificial para roupas e decoração

Agora, os usuários norte-americanos podem definir preferências como tamanho, cor e faixa de preço para acompanhar a variação de valor de um produto. Quando o item atingir os critérios definidos, o Google enviará um alerta.

“Com produtos e preços vindos de toda a internet, avisamos quando há uma oferta que combina com o que você procura”, afirmou Buckley. “Chega de checar o tempo todo se aquela bolsa que você quer entrou em promoção ou de esquecer de voltar para comprá-la.”

As novidades refletem o investimento contínuo do Google em integrar inteligência artificial à experiência de compras, tornando o processo mais interativo e fácil.

✨ Curtiu este conteúdo?

O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌

Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!

Clique aqui e faça parte da nossa rede de apoiadores.

Seguir:
Renê Fraga é fundador do Google Discovery (GD) e editor-chefe do Eurisko. Profissional de marketing digital, com pós-graduação pela ESPM, acompanha o Google desde os anos 2000 e escreve há mais de duas décadas sobre tecnologia, produtos digitais e o ecossistema da empresa. Criador do Google Discovery em 2006, tornou-se referência na cobertura do Google no Brasil e foi colunista do TechTudo (Globo.com), compartilhando análises e conhecimento com um grande público.
Nenhum comentário