ChatGPT remove opção que permitia conversas aparecerem no Google

Renê Fraga
3 min de leitura

Nos últimos dias, usuários do ChatGPT foram surpreendidos ao descobrir que conversas realizadas na plataforma estavam aparecendo em resultados de busca do Google.

Segundo informações divulgadas, cerca de 4.500 diálogos ficaram acessíveis dessa forma, mesmo que a maioria não trouxesse dados pessoais ou informações que pudessem identificar alguém diretamente.

O motivo para isso acontecer estava em uma opção presente no momento de compartilhar um chat com outra pessoa. Ao selecionar essa alternativa, havia uma caixa de seleção que permitia tornar a conversa “descoberta” por mecanismos de busca, como o Google.

Imagem relacionada a ChatGPT remove opção que permitia conversas aparecerem no Google

O aviso sobre essa possibilidade estava presente, mas em letras pequenas, informando que a conversa poderia ser exibida em pesquisas na web. Muitos usuários, sem perceber, acabaram autorizando a divulgação de conteúdos sensíveis.

Casos relatados mostram que algumas dessas conversas públicas continham relatos íntimos, como experiências familiares, dificuldades emocionais e até menções a transtornos psicológicos.

Mesmo sem nomes ou dados diretos, a exposição desse tipo de informação gerou preocupação entre especialistas em privacidade e usuários da plataforma.

Diante da repercussão negativa, a OpenAI, responsável pelo ChatGPT, decidiu remover a função que permitia que chats fossem exibidos em buscas na web. A empresa também anunciou que está trabalhando para retirar o conteúdo já indexado dos mecanismos de busca.

“Acabamos de remover um recurso do ChatGPT que permitia aos usuários tornar suas conversas visíveis para mecanismos de busca, como o Google. Este foi um experimento de curta duração para ajudar as pessoas a descobrir conversas úteis. Esse recurso exigia que os usuários optassem por participar, primeiro escolhendo um chat para compartilhar e, em seguida, marcando uma caixa de seleção para que ele fosse compartilhado com os mecanismos de busca (veja abaixo).

Acreditamos que esse recurso criou muitas oportunidades para as pessoas compartilharem acidentalmente coisas que não pretendiam, por isso estamos removendo a opção. Também estamos trabalhando para remover conteúdo indexado dos mecanismos de busca relevantes. Essa mudança será implementada para todos os usuários até amanhã de manhã.

Segurança e privacidade são primordiais para nós, e continuaremos trabalhando para refletir isso ao máximo em nossos produtos e recursos.”

O episódio serve de alerta para todos: é importante sempre ler atentamente as opções de compartilhamento e pensar duas vezes antes de divulgar informações pessoais na internet.

✨ Curtiu este conteúdo?

O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌

Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!

Clique aqui e faça parte da nossa rede de apoiadores.

Seguir:
Renê Fraga é fundador do Google Discovery (GD) e editor-chefe do Eurisko. Profissional de marketing digital, com pós-graduação pela ESPM, acompanha o Google desde os anos 2000 e escreve há mais de duas décadas sobre tecnologia, produtos digitais e o ecossistema da empresa. Criador do Google Discovery em 2006, tornou-se referência na cobertura do Google no Brasil e foi colunista do TechTudo (Globo.com), compartilhando análises e conhecimento com um grande público.
Nenhum comentário