Google Mensagens agora pode borrar fotos com nudez antes que você as veja

Renê Fraga
2 min de leitura

🫣 Principais destaques:

  • Nova função detecta e borra automaticamente imagens com nudez recebidas no Google Mensagens.
  • Todo o processamento acontece no próprio celular, sem envio de fotos para os servidores do Google.
  • Recurso não vem ativado por padrão para maiores de 18 anos e precisa ser ligado manualmente.

O Google começou a liberar para todos os usuários do aplicativo Google Mensagens um novo recurso chamado “alertas de conteúdo sensível”.

A função identifica imagens que contenham nudez e as exibe borradas antes que você as abra. Assim, a decisão de visualizar ou não a foto fica totalmente nas suas mãos, evitando surpresas desagradáveis como o recebimento de nudes não solicitados.

Ao tocar em uma imagem borrada, o app oferece opções como: acessar uma página de ajuda do Google explicando o motivo do alerta, bloquear o contato que enviou a foto, sair da conversa ou decidir se quer ou não ver a imagem.

Também funciona para quem envia imagens

O recurso não serve apenas para proteger quem recebe.

Se você tentar enviar uma foto com nudez, o Google Mensagens exibirá um aviso sobre os riscos e pedirá que você confirme manualmente antes de prosseguir com o envio.

Segundo a página de configurações do recurso, a ideia é dar mais controle e consciência sobre o compartilhamento de conteúdo íntimo, reduzindo a chance de envio acidental ou impulsivo.

Privacidade garantida, segundo o Google

O Google afirma que todo o processo de detecção de nudez acontece localmente no seu dispositivo, sem que as imagens ou conversas sejam enviadas para a nuvem ou analisadas por humanos.

O que significa que o celular ou tablet faz todo o trabalho de identificar o conteúdo sensível. Vale lembrar que, para maiores de 18 anos, a função não vem ativada por padrão.

Para habilitar, basta abrir as configurações do Google Mensagens, acessar Proteção e segurança > Gerenciar alertas de conteúdo sensível e ativar a opção “Alertas no Google Mensagens”.

✨ Curtiu este conteúdo?

O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌

Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!

Clique aqui e faça parte da nossa rede de apoiadores.

Seguir:
Renê Fraga é fundador do Google Discovery (GD) e editor-chefe do Eurisko. Profissional de marketing digital, com pós-graduação pela ESPM, acompanha o Google desde os anos 2000 e escreve há mais de duas décadas sobre tecnologia, produtos digitais e o ecossistema da empresa. Criador do Google Discovery em 2006, tornou-se referência na cobertura do Google no Brasil e foi colunista do TechTudo (Globo.com), compartilhando análises e conhecimento com um grande público.
Nenhum comentário