Google é obrigado a liberar pagamentos fora da Play Store nos EUA

Renê Fraga
3 min de leitura

Principais destaques:

  • Desenvolvedores norte-americanos agora podem evitar as taxas de até 30% cobradas pelo Google Play.
  • A decisão vem após processo movido pela Epic Games, criadora de Fortnite, em 2020.
  • Medida pode transformar o ecossistema Android, mas Google tentará reverter decisão na Suprema Corte.

O que muda para os desenvolvedores

O Google confirmou que, por determinação da Justiça dos Estados Unidos, desenvolvedores baseados no país podem usar sistemas de pagamento alternativos dentro dos aplicativos Android. Até então, a empresa exigia que todas as transações passassem pelo Google Play, que cobrava uma taxa de até 30%.

Agora, as apps podem redirecionar usuários para sites externos para concluir compras de conteúdo ou até baixar aplicativos fora da loja oficial. Essa é a primeira vez, desde o lançamento do Android Market, em 2008, que o Google é obrigado por decisão judicial a alterar suas regras de distribuição e faturamento.


Entenda a origem do caso

A mudança é resultado de um processo aberto em 2020 pela Epic Games, criadora de Fortnite, que acusou o Google de práticas anticompetitivas ao proibir meios de pagamento externos. O juiz James Donato determinou que o Google mantenha essa abertura até novembro de 2027.

A gigante da tecnologia informou que cumprirá a decisão “enquanto a ordem estiver em vigor”, mas não pretende desistir do caso. O Google já levou a disputa à Suprema Corte dos EUA após ter recursos anteriores negados.


Próximos passos e impacto no Android

Um novo capítulo do caso começa em julho de 2026, quando o Google deverá permitir que lojas de aplicativos de terceiros tenham acesso ao catálogo da Play Store e possam distribuir os mesmos apps. Mesmo assim, segundo o site Ars Technica, o Google ainda quer manter um controle rigoroso sobre o ecossistema Android.

A empresa planeja implementar uma verificação obrigatória de desenvolvedores para proteger os usuários contra apps maliciosos. Aqueles que não passarem pelo processo de verificação não poderão ter seus apps instalados em dispositivos Android certificados, mesmo que estejam fora da Play Store.

✨ Curtiu este conteúdo?

O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌

Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!

Clique aqui e faça parte da nossa rede de apoiadores.

Seguir:
Renê Fraga é fundador do Google Discovery (GD) e editor-chefe do Eurisko. Profissional de marketing digital, com pós-graduação pela ESPM, acompanha o Google desde os anos 2000 e escreve há mais de duas décadas sobre tecnologia, produtos digitais e o ecossistema da empresa. Criador do Google Discovery em 2006, tornou-se referência na cobertura do Google no Brasil e foi colunista do TechTudo (Globo.com), compartilhando análises e conhecimento com um grande público.
Nenhum comentário