Google facilita o acesso ao Modo IA no Chrome para iOS e Android

Renê Fraga
4 min de leitura

Principais destaques:

  • Novo atalho dentro do Chrome móvel leva direto ao Modo de IA
  • Expansão começa nos Estados Unidos e chega a 160 países
  • Função promete competir com ferramentas como ChatGPT e Perplexity AI

O Google anunciou nesta quarta-feira uma novidade voltada aos usuários de dispositivos móveis: o Modo de IA (AI Mode) do Chrome está mais fácil de acessar.

A empresa incluiu um novo botão dedicado logo abaixo da barra de pesquisa na página de nova aba do navegador. Assim, quando alguém abre uma nova guia no Chrome para iOS ou Android, já encontra o atalho que leva diretamente à experiência com inteligência artificial.

A mudança será lançada primeiro nos Estados Unidos, mas o Google confirmou que em breve o recurso chegará a 160 países, com suporte a vários idiomas, entre eles, hindi, indonésio, japonês, coreano e português.

Imagem relacionada a Google facilita o acesso ao Modo IA no Chrome para iOS e Android

O que é o Modo de IA no Chrome

O Modo de IA permite fazer perguntas complexas e continuar a conversa com perguntas de acompanhamento, funcionando de forma integrada à Busca do Google.

É como conversar com um assistente que entende contexto e ajuda a explorar um assunto mais a fundo, sem sair da página principal de pesquisa.

O recurso foi lançado originalmente em março de 2025, em resposta direta ao crescimento de plataformas como ChatGPT Search, da OpenAI, e Perplexity AI.

Desde então, o Google vem atualizando o Modo de IA com novas funções e maior integração com outros serviços da empresa.


Novas capacidades “agentes”

Em agosto, o Google apresentou o que chama de “capacidades agentic”, que permitem ao Modo de IA executar ações práticas. Inicialmente, ele podia ajudar a fazer reservas em restaurantes.

Ontem, a empresa expandiu essas funções para incluir suporte na compra de ingressos para eventos e no agendamento de serviços de beleza e bem-estar — tudo dentro do Chrome.

Essas capacidades transformam o Modo de IA em uma espécie de assistente ativo, capaz não só de responder perguntas, mas também de agir com base no que o usuário pede.


Mais idiomas e ferramentas de apoio

Além da expansão geográfica, o Google ampliou o número de idiomas disponíveis. O Modo de IA agora fala português (inclusive na versão brasileira), além do hindi, indonésio, japonês e coreano.

Entre as atualizações recentes, um dos destaques é o recurso Canvas, lançado em julho, que auxilia na criação de planos de estudo e na organização de informações em várias sessões dentro de um painel lateral.

Também é possível usar o Google Lens para fazer perguntas sobre o que aparece na tela do seu dispositivo.

Com isso, o Modo de IA se consolida como uma das apostas mais importantes do Google para manter os usuários dentro do seu ecossistema e competir diretamente com assistentes e buscadores baseados em IA de outras empresas.

✨ Curtiu este conteúdo?

O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌

Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!

Clique aqui e faça parte da nossa rede de apoiadores.

Seguir:
Renê Fraga é fundador do Google Discovery (GD) e editor-chefe do Eurisko. Profissional de marketing digital, com pós-graduação pela ESPM, acompanha o Google desde os anos 2000 e escreve há mais de duas décadas sobre tecnologia, produtos digitais e o ecossistema da empresa. Criador do Google Discovery em 2006, tornou-se referência na cobertura do Google no Brasil e foi colunista do TechTudo (Globo.com), compartilhando análises e conhecimento com um grande público.
Nenhum comentário