Principais destaques:
- Recursos de segurança do Android, como bloqueio remoto, passam a vir ativados por padrão.
- Iniciativa já ajudou a Polícia Militar de São Paulo em mais de 5 mil casos de roubo de celular.
- Google e Itaú iniciam programa-piloto para combater golpes de compartilhamento de tela.
Android mais seguro por padrão
A partir de agora, todo novo celular Android vendido no Brasil já vem com as proteções contra roubo ativadas automaticamente. A mudança foi anunciada nesta quarta-feira (12) durante o evento “Só no Android”, realizado pelo Google em São Paulo.
Na prática, o usuário não precisa mais ativar manualmente essas ferramentas ao configurar um novo aparelho ou restaurar seu celular para as configurações de fábrica.
Recursos como o Bloqueio por Detecção de Roubo e o Bloqueio Remoto passam a funcionar por padrão, tornando os dispositivos mais seguros desde o primeiro uso.
Essas medidas vêm mostrando resultados concretos. Desde que a Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP) passou a usar as ferramentas antirroubo do Android, o Bloqueio Remoto já foi utilizado mais de 5 mil vezes para proteger dados e aparelhos de vítimas de roubo.
De acordo com Fabrício Ferracioli, gerente técnico de Parcerias de Android no Google Brasil, a empresa busca oferecer uma defesa em várias camadas.
Ele destacou que o foco é proteger o usuário antes, durante e depois de uma tentativa de roubo, com a ajuda de parceiros locais e autoridades.
Programa-piloto contra golpes de ligação e compartilhamento de tela
Outro anúncio feito pelo Google é um programa-piloto em parceria com o Itaú que busca aumentar a proteção contra golpes envolvendo o compartilhamento de tela.
Esses golpes geralmente acontecem durante ligações em que criminosos convencem a vítima a permitir acesso remoto ao celular.
Com a nova função, se o usuário abrir um aplicativo de banco parceiro enquanto estiver em uma chamada com alguém fora da sua lista de contatos e estiver compartilhando a tela, o Android exibirá um alerta de segurança e oferecerá a opção para encerrar a ligação com um toque.
A função estará disponível para dispositivos com Android 11 ou superior e também será integrada à Carteira do Google, ampliando as camadas de proteção em transações financeiras.
Android 16 reforça proteção com novos recursos
Com a chegada do Android 16, os usuários ganham uma ferramenta que adiciona ainda mais segurança. O novo sistema permite definir “lugares de confiança”, como casa ou trabalho.
Caso o celular seja acessado em outro local para tentar visualizar senhas, alterar o PIN ou desligar o Localizador, o usuário precisará confirmar a identidade por biometria.
Outro destaque é a “Proteção de Restauração de Fábrica” (Factory Reset Protection), que bloqueia tentativas de reset indevido. Se um ladrão tentar pular o processo de configuração, o celular será bloqueado automaticamente e só poderá ser desbloqueado com as credenciais originais do dono.
Para reforçar ainda mais o Bloqueio Remoto, o Google também incluiu uma nova pergunta de segurança opcional, garantindo que somente o proprietário possa iniciar o processo.
✨ Curtiu este conteúdo?
O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌
Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!




