Ações da Alphabet caem após Apple sugerir que IA será o futuro da busca

Renê Fraga
2 min de leitura

As ações da Alphabet, empresa dona do Google, despencaram mais de 8% nesta quarta-feira (7) após uma declaração impactante de Eddy Cue, vice-presidente sênior de serviços da Apple.

Em depoimento à Justiça dos Estados Unidos, Cue afirmou acreditar que os buscadores com inteligência artificial estão a caminho de substituir os mecanismos de busca tradicionais — incluindo o Google.

Imagem relacionada a Ações da Alphabet caem após Apple sugerir que IA será o futuro da busca

A fala foi feita durante um julgamento importante que envolve o Departamento de Justiça dos EUA e a Alphabet. O processo acusa o Google de dominar ilegalmente o mercado de publicidade digital.

Um dos pontos principais do caso é justamente o acordo bilionário entre Google e Apple, que mantém o buscador como padrão no Safari, navegador presente em iPhones, iPads e Macs.

Segundo Cue, a Apple estuda incluir no Safari novos mecanismos de busca baseados em IA, como os oferecidos por empresas como OpenAI, Perplexity e Anthropic.

Ele chegou a dizer que perdeu o sono ao pensar na possibilidade de romper o acordo com o Google, que já chegou a render cerca de US$ 20 bilhões por ano à Apple. Para o Google, isso também representa uma gigantesca fatia do seu tráfego de buscas.

O executivo da Apple revelou ainda que, em abril deste ano, houve queda nas buscas feitas pelo Safari — algo inédito até então.

Para ele, essa mudança já é reflexo do crescimento do uso de ferramentas de IA que entregam respostas rápidas, sem depender dos buscadores tradicionais.

A declaração reforça a ideia de que o modelo de busca que conhecemos está passando por uma transformação profunda, e a Inteligência Artificial pode ser a protagonista desse novo cenário.

✨ Curtiu este conteúdo?

O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌

Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!

Clique aqui e faça parte da nossa rede de apoiadores.

Seguir:
Renê Fraga é fundador do Google Discovery (GD) e editor-chefe do Eurisko. Profissional de marketing digital, com pós-graduação pela ESPM, acompanha o Google desde os anos 2000 e escreve há mais de duas décadas sobre tecnologia, produtos digitais e o ecossistema da empresa. Criador do Google Discovery em 2006, tornou-se referência na cobertura do Google no Brasil e foi colunista do TechTudo (Globo.com), compartilhando análises e conhecimento com um grande público.
Nenhum comentário