O Google anunciou o lançamento da versão alpha de uma nova API dedicada ao Google Trends, sua plataforma de dados sobre tendências de busca.
A novidade permitirá que pesquisadores, jornalistas, desenvolvedores e profissionais de marketing tenham acesso direto às informações sobre os termos mais pesquisados ao longo do tempo.
Segundo Daniel Waisberg, do Google, a API foi criada para ajudar diferentes públicos a entenderem padrões de busca e comportamento dos usuários.
Ela poderá ser usada em diversas áreas, como pesquisas acadêmicas, criação de conteúdo jornalístico baseado em dados e estratégias de marketing digital.
“Esta nova API ajudará pesquisadores, jornalistas e desenvolvedores a compreenderem os comportamentos e padrões de busca”, afirmou.
A API oferece dados dos últimos cinco anos, com opções de agregação diária, semanal, mensal e anual. Além disso, os resultados podem ser segmentados por região e sub-região, o que permite uma análise mais detalhada por localização geográfica.
Para ter acesso, é necessário se inscrever no programa de testes, já que a API ainda está em fase experimental e com acesso bastante limitado.
John Mueller, também do Google, comentou a novidade no LinkedIn e reforçou que o objetivo é tornar a ferramenta realmente útil para uso contínuo.
Se você é um pesquisador que procura usar o Google Trends para análises regulares, confira a visualização alfa da primeira API para o Google Trends.
“Ainda há muito trabalho a fazer, e queremos ter certeza de que é útil para uso razoável. Se você quiser trazer sua contribuição, experimente uma nova API e ajudar a moldar a API final, sinta-se à vontade para se inscrever nos testes iniciais (muito limitados) em algumas semanas / meses”, publicou.
✨ Curtiu este conteúdo?
O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌
Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!