Por enquanto, não falaremos de todas as grandes novidades do Picasa 3, porque são muitas. Com o tempo falaremos de todas, mas, agora, falaremos apenas sobre esta.
Ele já apresentou um tutorial, demonstrando como usar a funcionalidade. Eu pretendo discutir com vocês as imensas potencialidades desta tecnologia.
Desde a compra da Neven Vision, em 15/08/2006, já esperamos o lançamento desta tecnologia. Na verdade, é um passo muito importante e, por isso, pioneiro, porque se trata de fazer a máquina ver uma imagem e reconhecer padrões dentro dela. Digo pioneiro, porque o site Polar Rose diz oferecer um serviço de reconhecimento de face, mas eu não consegui colocar lá as minhas fotos particulares e etiquetar o nome de cada uma das pessoas nela presentes, com reconhecimento automático de faces, como faz o Picasa-Neven Vision. Por sua vez, o site Riya faz a busca em inglês de objetos (sapatos, por exemplo), mas eu não sei se há uma pré-indexação, ou se isto é feito por reconhecimento de imagens. Ademais, o reconhecimento de imagens por pré-indexação já é feito pelas buscas de imagens da Google, da Yahoo e da Microsof/Live.
Hoje, o serviço Google Picasa, derivado da Neven Vision, já consegue pegar todas as suas fotos e reconhecê-las por meio de comparação biométrica. Eu confesso que já esperava por isso, desde que a Google anunciou ter conseguido fazer um filtro para detectar fotos de crianças no Orkut. Eu via nisso a mão da equipe da Neven Vision e acreditava que o reconhecimento de face estava próximo. No entanto, não escrevi nada, com medo de cometer um erro monstruoso, porque não encontrei nenhuma informação confiável, que viesse a confirmar minhas suspeitas. Vejo agora que estava certo.
Você acha que terminou por aí? Está enganado. Com base em um post da própria Google e em um do Search Engine Jounal, este baseado em patentes da Neven Vision, procurarei dizer os próximos passos, a serem tomados com esta tecnoloria verdadeiramente revolucionária. Procurarei ser bastante pontual, apenas destacando o que deverá acontecer. Se você desejar mais explicações pode ler o texto em inglês.
- Indexação de todas as imagens de pessoas na Web. Parece que eles já estão fazendo isso com pessoas famosas, talvez usando índices já encontrados nas fotos. Agora, com esta nova tecnologia, poderão indexar também as fotos de pessoas desconhecidas e também aquelas não presentes em sites e sem nenhuma inscrição. No Picasa Web Albuns há um recurso, que permite você liberar uma ou mais fotos suas para uso de terceiros. Eu acredito que esta seja a fórmula usada pela Google para permitir a obtenção da imagem padrão de indexação para a Web das fotos de uma pessoa, sem que isso viole os seus direitos de privacidade.
- Indexadas as fotos de rostos, será a vez de se indexarem as imagens das pessoas em vídeos. Imagine só você procurar por um amigo na Google e encontrar um vídeo no YouTube em que ele aparece, mas, no qual não havia sido escrito o seu nome. Isto, certamente, será possível e eles já possuem a patente.
- Reconhecimento de objetos. Depois disso, seria a vez de se fazerem os reconhecimentos de objetos, tais como automóveis, sapatos, casas, cadeiras etc. Isto seria muito importante, não só para as buscas, mas também para o comércio on-line.
- Depois, seria a vez de se reconhecerem locais, tais como uma cidade, uma praça, uma rua etc.
- Este post do Search Engine Journal sugere também, com base em patentes registradas pela Neven Vision e incorporadas ao patrimônio da Google, que, no futuro, seria possível serem criados sistemas de segurança e de publicidade via celulares (este GPhone não me sai da cabeça!).
Você pode estar certo que todo este esforço tem uma única convergência: melhorar os resultados de pesquisa, para fornecer melhores resultados de propaganda para os anunciantes. Mas parece que tende a ser bom para ambos os lados. Se continuar assim, estará tudo bem.
✨ Curtiu este conteúdo?
O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌
Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!
Acho que a idéia é boa, mas a insistência do Google em associar uma tag(ou palavra) a uma imagem é o que mata tudo. Um dia eu vi um site(nao lembro a URL) que faz comparação direta entre imagens. Acho que esse é o canal….
Fábio Ricotta,
Acho que você não entendeu. Esta tecnologia compara diretamente as características da face. A tag serve apenas para sabermos a quem se refere aquela característica de rosto. Isto máquina nenhuma conseguirá adivinhar.
O site que você está falando deve ser http://www.polarrose.com.
Abraços,
Fábio, realmente existem sistemas que conseguem saber quem é quem na foto como a Riya.com faz, mas no caso do Picasa Web Albums, temos uma variável difícil para o Google.
Neste caso a tag serve como informação co-ligada ao reconhecimento, embora o Google num futuro possa catalogar tudo isso e começar a sugerir nomes através de uma possível API.
Não preciso dizer que a privacidade deixará de existir né? :)
Rômulo, acho que Fábio deve ter falado do tineye.com