Google Play agora alerta usuários sobre apps que podem parar de funcionar

Renê Fraga
2 min de leitura

O Google Play está tomando medidas adicionais para alertar seus usuários sobre aplicativos que podem não funcionar corretamente em seus dispositivos.

Esta é uma novidade importante porque aplicativos frustrantes são uma experiência ruim para os usuários, e o Google quer garantir que sua loja ofereça aplicativos de alta qualidade.

O novo recurso de alerta é respaldado por dados que o Google coletou sobre o desempenho técnico de um aplicativo em dispositivos semelhantes ao seu.

Significa que, se o aplicativo tiver um alto índice de falhas ou problemas técnicos, o usuário será avisado antes de baixá-lo.

Essa medida foi introduzida devido ao fato de que alguns aplicativos funcionam perfeitamente bem em alguns modelos de Android, mas não em outros.

Para resolver esse problema, o Google estabeleceu um “limiar de mau comportamento” para os desenvolvedores de aplicativos.

Esse limiar é definido em 8% para a taxa de falhas percebida pelo usuário e a taxa de ANR percebida pelo usuário.

Se um aplicativo ultrapassar esse limiar, o usuário será alertado na Play Store.

Além disso, o Google também está dando aos desenvolvedores uma ferramenta do Console Play para monitorar as áreas-chave de seus aplicativos e exibir onde as coisas precisam ser corrigidas em uma próxima atualização.

O que ajuda os desenvolvedores a resolverem os problemas antes de ultrapassar a pequena taxa de falha percebida pelo usuário de 1% em todos os dispositivos Android.

✨ Curtiu este conteúdo?

O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌

Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!

Clique aqui e faça parte da nossa rede de apoiadores.

Seguir:
Renê Fraga é fundador do Google Discovery (GD) e editor-chefe do Eurisko. Profissional de marketing digital, com pós-graduação pela ESPM, acompanha o Google desde os anos 2000 e escreve há mais de duas décadas sobre tecnologia, produtos digitais e o ecossistema da empresa. Criador do Google Discovery em 2006, tornou-se referência na cobertura do Google no Brasil e foi colunista do TechTudo (Globo.com), compartilhando análises e conhecimento com um grande público.
Nenhum comentário