I Love Alaska – a história de um usuário da AOL

Renê Fraga
2 min de leitura

Em agosto de 2006, um mês após o lançamento do Google Discovery, a AOL assustou o mundo ao liberar na internet um banco de dados com mais de 20 milhões de “palavras chaves” coletadas por mais de meio milhão de usuários num período de três meses.

“A maior ruína dos arquivos de busca”, se referiu Jonathan Mille, CEO da AOL, ao tentar explicar o ocorrido em um comunicado interno seus funcionários, além de informar a contratação urgente de um responsável sobre as questões de privacidade e segurança.

Na época, Philipp Lenssen, editor do blog Google Blogoscoped, descreveu que era possível ligar os termos de pesquisas a ID do usuário, confrontando qualquer tipo de proteção de privacidade dos usuário da empresa.

Com base nesses fatos, produtores independentes se reuniram para montar um “mini-filme” chamado I Love Alaska que conta a história de um usuário anônimo do AOL com informações baseadas seu histórico de pesquisas, revelado infelizmente ao mundo.

“Uma mulher religiosa de meia-idade de Houston, Texas, que passa seus dias em casa na companhia da televisão e do computador. Seu estilo único de palavras combinadas colocam suas ideias, convicções e obsessões no motor de busca da AOL, transformando sua história pessoal num romance desconcertante” revela a sinopse.

✨ Curtiu este conteúdo?

O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌

Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!

Clique aqui e faça parte da nossa rede de apoiadores.

Seguir:
Renê Fraga é fundador do Google Discovery (GD) e editor-chefe do Eurisko. Profissional de marketing digital, com pós-graduação pela ESPM, acompanha o Google desde os anos 2000 e escreve há mais de duas décadas sobre tecnologia, produtos digitais e o ecossistema da empresa. Criador do Google Discovery em 2006, tornou-se referência na cobertura do Google no Brasil e foi colunista do TechTudo (Globo.com), compartilhando análises e conhecimento com um grande público.
Nenhum comentário