Chromebooks devem receber Android 13 em breve, trazendo recursos dinâmicos de cores e atualizações de design

Renê Fraga
3 min de leitura

Nos últimos anos, o Google tem seguido um padrão de lançar novas versões do sistema operacional Android a cada dois anos para o ChromeOS.

Essa sequência será mantida, e os Chromebooks passarão do Android 11 para o Android 13 em breve, com a adição de recursos dinâmicos de cores do Material You.

De acordo com nossos colegas do 9to5Google, a gigante de Mountain View vem testando o Android 12, o Android 13 e até mesmo o mais recente Android 14 no ChromeOS, mas parece que o Android 13 será o primeiro a ter uma “data de lançamento” oficial.

Além disso, um novo recurso chamado “ARC-T” – abreviação de “Android Runtime for Chrome – Tiramisu” – será lançado em breve e só afetará dispositivos com Android 13.

A principal vantagem de atualizar os Chromebooks para o Android 13 será a adição do Material You. Há mais de um ano, a Google tem trabalhado em um novo design completo do ChromeOS que complementa o que os telefones Pixel receberam em 2021.

Já vimos essa reformulação em andamento, que inclui suporte para esquemas de cores dinâmicas baseadas em papéis de parede.

Com a atualização, o esquema de cores do seu Chromebook será compartilhado com o sistema Android, e o Android 13 deve passar essas mesmas cores para os aplicativos individuais.

Se feito corretamente, isso significa que os aplicativos Android (compatíveis) se mesclarão perfeitamente com o design do próprio ChromeOS.

Assim como o Android 11 e os aplicativos Linux em Chromebooks, o Android 13 será executado através de uma máquina virtual. Isso tem a desvantagem de limitar quais dispositivos serão capazes de usar a nova versão do Android.

Atualmente, os Chromebooks com chips ARM – como aqueles da Snapdragon ou Mediatek – ainda estão limitados a executar o Android Pie. No entanto, isso deve mudar em breve, com alguns chips, como o Snapdragon 7c Gen 3, que suportará a máquina virtual.

Por enquanto, a Google só testou o Android 13 em alguns modelos selecionados de Chromebook, todos com processadores Intel. A única questão agora é quando a Google disponibilizará o Android 13 para os Chromebooks.

A Microsoft já iniciou os testes do Android 13 em dispositivos com Windows 11. O Android 11 chegou aos Chromebooks em março de 2021, seis meses após o lançamento oficial.

Já o Android Pie chegou aos Chromebooks em outubro de 2018, menos de três meses após seu lançamento nos telefones Pixel.

✨ Curtiu este conteúdo?

O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌

Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!

Clique aqui e faça parte da nossa rede de apoiadores.

Seguir:
Renê Fraga é fundador do Google Discovery (GD) e editor-chefe do Eurisko. Profissional de marketing digital, com pós-graduação pela ESPM, acompanha o Google desde os anos 2000 e escreve há mais de duas décadas sobre tecnologia, produtos digitais e o ecossistema da empresa. Criador do Google Discovery em 2006, tornou-se referência na cobertura do Google no Brasil e foi colunista do TechTudo (Globo.com), compartilhando análises e conhecimento com um grande público.
Nenhum comentário