Universal Translator: o novo serviço de tradução de vídeo do Google

Renê Fraga
2 min de leitura

Durante a conferência Google I/O 2023, a empresa apresentou o “Universal Translator”, um novo serviço de tradução de vídeo que utiliza inteligência artificial para redublar vídeos em um novo idioma enquanto sincroniza os movimentos dos lábios do palestrante com as novas palavras ditas.

Embora o serviço tenha potencial para diversas aplicações, a empresa reconhece a possibilidade de abuso e está tomando medidas para prevenir seu uso indevido.

James Manyika, chefe do novo departamento de “Tecnologia e Sociedade” da empresa, apresentou o serviço e ressaltou a importância de encontrar um equilíbrio entre a ousadia e a segurança.

A tecnologia utilizada pelo serviço tem sido usada para criar deepfakes, o que pode resultar em desinformação e outros riscos.

Imagem relacionada a Universal Translator: o novo serviço de tradução de vídeo do Google

Porém, o serviço também pode ser útil para empresas de mídia que precisam redublar trechos de vídeos por diversos motivos.

Manyika explicou que o serviço foi desenvolvido com “guardrails” para prevenir o uso indevido e que será acessível apenas para parceiros autorizados.

Além disso, a empresa está considerando a utilização de marca d’água em seus modelos generativos mais recentes para combater a desinformação.

No entanto, especialistas alertam que essas medidas podem não ser suficientes para prevenir o abuso do serviço.

Embora o serviço ainda esteja em fase experimental, ele pode ser usado para criar cursos online disponíveis em vários idiomas sem a necessidade de legendas ou novas gravações.

✨ Curtiu este conteúdo?

O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌

Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!

Clique aqui e faça parte da nossa rede de apoiadores.

Seguir:
Renê Fraga é fundador do Google Discovery (GD) e editor-chefe do Eurisko. Profissional de marketing digital, com pós-graduação pela ESPM, acompanha o Google desde os anos 2000 e escreve há mais de duas décadas sobre tecnologia, produtos digitais e o ecossistema da empresa. Criador do Google Discovery em 2006, tornou-se referência na cobertura do Google no Brasil e foi colunista do TechTudo (Globo.com), compartilhando análises e conhecimento com um grande público.
Nenhum comentário