Google lança dois recursos que podem afetar a visibilidade orgânica de sites

Renê Fraga
2 min de leitura

O Google está introduzindo duas novidades que podem ter um impacto significativo na visibilidade orgânica dos sites.

Essas atualizações incluem a adição de Discussões e Fóruns nas páginas de resultados de pesquisa (SERPs) e a criação de uma experiência de busca guiada para consultas iniciantes.

Ambas as mudanças têm o potencial de prejudicar a posição dos sites nas buscas orgânicas.

No caso das Discussões e Fóruns, o Google está exibindo essas seções nas SERPs para consultas relacionadas a avaliações e melhores opções em diversos setores.

Imagem relacionada a Google lança dois recursos que podem afetar a visibilidade orgânica de sites

Essa inclusão de conteúdo gerado por usuários pode afetar os sites afiliados, que historicamente dominaram esse tipo de consulta.

Com a presença proeminente de links para o Reddit e outros fóruns, o tráfego e a receita desses sites podem ser direcionados para as discussões online, onde as opiniões são mais autênticas, porém menos controladas.

Além disso, o Google está introduzindo uma experiência de busca guiada para consultas iniciantes, fornecendo aos usuários um guia composto por resultados de várias fontes da web.

Imagem relacionada a Google lança dois recursos que podem afetar a visibilidade orgânica de sites

Essa nova abordagem pretende manter os usuários na SERP e oferecer uma experiência de aprendizado mais completa e centralizada.

No entanto, essa mudança pode dificultar para os sites conquistarem tráfego orgânico nessas consultas, uma vez que o Google fornece diretamente as informações necessárias.

Essas atualizações representam um desafio para os editores e sites que dependem do tráfego orgânico. Com a valorização dos recursos de Discussões e Fóruns e a busca guiada, os principais resultados orgânicos nas SERPs se tornam ainda mais disputados.

Os sites afiliados precisarão encontrar maneiras de se adaptar a essas mudanças, enquanto os grandes publicadores podem considerar a inclusão de mais conteúdo gerado por usuários em suas estratégias para aproveitar essas novas seções do Google.

À medida que o Google continua a aprimorar sua busca, é essencial que os profissionais de marketing e os proprietários de sites acompanhem de perto essas atualizações e encontrem formas eficazes de se destacar em meio a essas mudanças.

✨ Curtiu este conteúdo?

O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌

Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!

Clique aqui e faça parte da nossa rede de apoiadores.

Seguir:
Renê Fraga é fundador do Google Discovery (GD) e editor-chefe do Eurisko. Profissional de marketing digital, com pós-graduação pela ESPM, acompanha o Google desde os anos 2000 e escreve há mais de duas décadas sobre tecnologia, produtos digitais e o ecossistema da empresa. Criador do Google Discovery em 2006, tornou-se referência na cobertura do Google no Brasil e foi colunista do TechTudo (Globo.com), compartilhando análises e conhecimento com um grande público.
Nenhum comentário