Google faz mudanças no Android, Chrome e Search para cumprir regulamentação antitruste na União Europeia

Renê Fraga
2 min de leitura

O Google está implementando uma série de mudanças no Android, Chrome e Search para se adequar às exigências da Digital Markets Act (DMA) na Europa.

No Android, durante a configuração inicial do dispositivo, será apresentada uma nova tela de escolha de navegador, que se junta à tela de escolha de busca introduzida pela empresa em 2019.

Além disso, a DMA traz uma tela de escolha de busca para o Google Chrome em plataformas não Android, incluindo iOS e desktop.

Uma mudança notável no Google Search é a remoção do cartão do Google Flights e outros recursos similares, para dar espaço a ofertas concorrentes.

Em vez disso, serão exibidas “unidades dedicadas” com links para sites de comparação e atalhos de consulta no topo da página de busca, ajudando os usuários a refinar suas pesquisas com foco em sites de comparação.

Para categorias como hotéis, o Google também planeja testar um espaço dedicado para exibir resultados mais detalhados de sites de comparação e fornecedores diretos, incluindo imagens e avaliações.

Adicionalmente, os usuários europeus terão a opção de não compartilhar ou vincular seus dados entre os produtos do Google, como Search, YouTube, serviços de anúncios, Play Store, Chrome, Shopping e Maps.

Nos próximos dias, um banner de consentimento será exibido, permitindo que os usuários decidam se desejam permitir ou não o compartilhamento de dados para personalização de conteúdo e anúncios.

Eles terão a liberdade de escolher manter todos os serviços vinculados, desvincular todos eles ou selecionar individualmente quais serviços desejam manter vinculados.

Por fim, o Google também está planejando introduzir uma API de Portabilidade de Dados para desenvolvedores, além de continuar investindo no Google Takeout e na Iniciativa de Transferência de Dados.

Essas mudanças estão sendo implementadas gradualmente e devem estar completamente disponíveis até março, em conformidade com as novas regulamentações antitruste da Europa.

✨ Curtiu este conteúdo?

O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌

Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!

Clique aqui e faça parte da nossa rede de apoiadores.

Seguir:
Renê Fraga é fundador do Google Discovery (GD) e editor-chefe do Eurisko. Profissional de marketing digital, com pós-graduação pela ESPM, acompanha o Google desde os anos 2000 e escreve há mais de duas décadas sobre tecnologia, produtos digitais e o ecossistema da empresa. Criador do Google Discovery em 2006, tornou-se referência na cobertura do Google no Brasil e foi colunista do TechTudo (Globo.com), compartilhando análises e conhecimento com um grande público.
Nenhum comentário