Busca do Google lança recursos para combater a desinformação no Brasil

Renê Fraga
3 min de leitura

Em um movimento para combater a desinformação, o Google Brasil anunciou novas ferramentas em sua plataforma de busca.

Com o objetivo de fornecer mais transparência e confiabilidade aos usuários brasileiros, a empresa está introduzindo os recursos “Sobre esta página” e “Sobre esta Imagem”, traduzidos para o português.

O “Sobre esta página” oferece informações cruciais sobre um site antes mesmo de o visitante clicar no link, permitindo uma avaliação prévia da credibilidade da fonte.

Por outro lado, o “Sobre esta Imagem” apresenta um histórico detalhado da imagem, incluindo quando e onde ela foi publicada anteriormente, bem como descrições de sites confiáveis, como agências de notícias e organizações de verificação de fatos.

  • Histórico de uma imagem: descubra quando uma imagem ou imagens semelhantes podem ter sido vistas pela primeira vez na Busca e se ela foi publicada anteriormente em outras páginas da web;
  • Como outros sites usam e descrevem a imagem: veja o que outras fontes, como sites de notícias e agências de verificação, têm a dizer sobre ela; 
  • Metadados de uma imagem: quando disponíveis, verifique metadados que os criadores e editores de imagens adicionaram a uma imagem. 

Complementando essas novidades, o Google também aprimorou o Fact Check Explorer, uma plataforma que reúne conteúdos verificados por organizações de checagem de fatos de todo o mundo.

Essa ferramenta permite que os usuários façam o upload de imagens ou insiram links para verificar se elas já foram analisadas por entidades confiáveis.

“Jornalistas e verificadores de fatos também podem usá-lo por meio da API Fact Check Tools, que lhes dá a capacidade de mostrar verificações de fatos relevantes para uma imagem em seus próprios sites”. 

Além dos recursos tecnológicos, o Google tem se empenhado em apoiar iniciativas de verificação de fatos, como o Comprova, um projeto formado por mais de 40 organizações jornalísticas brasileiras.

A empresa também patrocina o programa Codesinfo, desenvolvido pelo Projor, com o objetivo de promover soluções inovadoras no combate à desinformação.

Reconhecendo a importância da educação midiática, o braço filantrópico do Google, o Google.org, criou em parceria com o Instituto Palavra Aberta o programa EducaMídia.

Essa iniciativa tem como objetivo ensinar pessoas a lidar de maneira crítica e responsável com o conteúdo online, algo que está alinhado com a Base Nacional Comum Curricular no Brasil.

Até o momento, o EducaMídia já formou mais de 200.000 educadores, gestores, influenciadores e pais no país.

✨ Curtiu este conteúdo?

O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌

Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!

Clique aqui e faça parte da nossa rede de apoiadores.

Seguir:
Renê Fraga é fundador do Google Discovery (GD) e editor-chefe do Eurisko. Profissional de marketing digital, com pós-graduação pela ESPM, acompanha o Google desde os anos 2000 e escreve há mais de duas décadas sobre tecnologia, produtos digitais e o ecossistema da empresa. Criador do Google Discovery em 2006, tornou-se referência na cobertura do Google no Brasil e foi colunista do TechTudo (Globo.com), compartilhando análises e conhecimento com um grande público.
Nenhum comentário