Google planeja substituir o Assistant pela IA do Gemini no Wear OS

Renê Fraga
2 min de leitura

Linhas de código encontradas na versão beta do app do Google indicam que a empresa está trabalhando para substituir o Google Assistant pelo Gemini AI, uma inteligência artificial mais avançada e capaz de interações mais naturais.

A descoberta inclui a frase: “Converse facilmente para fazer mais com um assistente no seu relógio, reimaginado com a IA do Google”.

Isso sugere que os usuários poderão ter uma experiência mais conversacional ao pedir informações ou realizar tarefas diretamente pelo smartwatch.

Dada a tela reduzida dos smartwatches, a integração com o Gemini promete dar mais destaque às respostas por áudio, o que faz muito sentido em dispositivos tão pequenos.

A ativação do assistente continuará simples e familiar: você poderá chamá-lo dizendo “Ok Google” ou pressionando o botão lateral do relógio.

Até o momento, o Gemini funcionará de maneira semelhante ao Assistant, mas com uma abordagem mais centrada em IA, trazendo respostas mais completas e úteis.

O Google Assistant chegou ao Wear OS em 2018, mas só começou a ganhar força em 2021 com o lançamento do Wear OS 3. Agora, o Gemini AI pode representar o próximo grande salto para a plataforma.

É possível que essa novidade seja lançada durante o próximo “Pixel Feature Drop”, previsto para março.

Embora as evidências indiquem um progresso claro, ainda não há garantia de que a mudança realmente será implementada.

No entanto, muitos usuários já vinham pedindo essa transição, e substituir o Assistant pelo Gemini parece ser um caminho lógico para o Google.

✨ Curtiu este conteúdo?

O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌

Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!

Clique aqui e faça parte da nossa rede de apoiadores.

Seguir:
Renê Fraga é fundador do Google Discovery (GD) e editor-chefe do Eurisko. Profissional de marketing digital, com pós-graduação pela ESPM, acompanha o Google desde os anos 2000 e escreve há mais de duas décadas sobre tecnologia, produtos digitais e o ecossistema da empresa. Criador do Google Discovery em 2006, tornou-se referência na cobertura do Google no Brasil e foi colunista do TechTudo (Globo.com), compartilhando análises e conhecimento com um grande público.
Nenhum comentário