Google pode liberar versão gratuita do Deep Research no Gemini, mas com limitações

Renê Fraga
2 min de leitura

O Google pode permitir que usuários gratuitos tenham acesso ao recurso avançado de pesquisa chamado Deep Research.

A novidade foi detectada em uma atualização recente do aplicativo Google, sugerindo que a ferramenta, que antes era exclusiva para quem paga o plano de R$ 96,99 por mês, pode se tornar acessível para todos em breve.

Mas atenção: quem aproveitar esse recurso gratuito pode enfrentar algumas limitações.

O Deep Research é uma ferramenta de IA que realiza pesquisas profundas e detalhadas na internet, oferecendo respostas complexas para perguntas difíceis de responder.

Enquanto um ser humano levaria horas para buscar informações sobre um tema, a IA do Google promete fazer isso em apenas 10 minutos.

A ferramenta é uma das mais avançadas oferecidas pelo Google Gemini, sendo especialmente útil para quem busca respostas completas e bem fundamentadas.

No entanto, a boa notícia de um possível acesso gratuito vem com alguns “poréns”. Apesar da ferramenta estar sendo liberada para mais pessoas, ela pode ter limitações de uso.

O que significa que, embora qualquer usuário possa acessar o recurso, o tempo de uso ou a quantidade de pesquisas feitas pode ser restrito de alguma forma, para garantir que o serviço seja sustentável e não sobrecarregue o sistema.

Essa mudança segue uma tendência do Google de tornar suas ferramentas avançadas mais acessíveis, algo que já vimos anteriormente com outros recursos do Gemini.

Empresas como OpenAI e Microsoft também estão seguindo esse caminho, permitindo que mais pessoas usem suas poderosas IAs de pesquisa sem precisar pagar.

✨ Curtiu este conteúdo?

O GDiscovery está aqui todos os dias trazendo informações confiáveis e independentes sobre o universo Google - e isso só é possível com o apoio de pessoas como você. 🙌

Com apenas R$ 5 por mês, você ajuda a manter este trabalho no ar e leva informação de qualidade para ainda mais gente!

Clique aqui e faça parte da nossa rede de apoiadores.

Seguir:
Renê Fraga é fundador do Google Discovery (GD) e editor-chefe do Eurisko. Profissional de marketing digital, com pós-graduação pela ESPM, acompanha o Google desde os anos 2000 e escreve há mais de duas décadas sobre tecnologia, produtos digitais e o ecossistema da empresa. Criador do Google Discovery em 2006, tornou-se referência na cobertura do Google no Brasil e foi colunista do TechTudo (Globo.com), compartilhando análises e conhecimento com um grande público.
Nenhum comentário